Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all 492 articles
Browse latest View live

Nova vacina para gestantes é incorporada ao calendário nacional de vacinação

0
0
A partir dessa segunda-feira, dia 3 de novembro, uma nova vacina para gestantes passa a integrar o calendário nacional de vacinação. É a DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche. Devem ser imunizadas mulheres que estejam a partir da 27ª semana de gestação, até a 36ª semana (nove meses), preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. A dose será ofertada em todas as unidades de saúde onde as gestantes fazem o pré-natal.


A nova vacina vai ser aplicada também obrigatoriamente nos profissionais de saúde (médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem), que atendam recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais, reforçando as estratégias de controle já existentes.


Atualmente, essa vacina é oferecida somente em crianças com dois, quatro e seis meses e depois tem dois reforços quando a criança está com um ano e três meses e depois com quatro anos.  Entretanto, em virtude do aumento dos casos de coqueluche em recém-nascidos, o Ministério da Saúde avaliou ser necessário imunizar as gestantes e, assim essa imunidade ser transferida ao bebê.


As doenças

A difteria é uma doença infecciosa respiratória aguda grave podendo acontecer em qualquer faixa etária. Ela é causada pela toxina da bactéria Corynebacterium diphtherie e transmitida pelo contato direto com pessoas doentes ou portadores por intermédio da aspiração de secreções ou objetos contaminados por estas secreções.


O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa causada pela fixação no sistema nervoso de exotoxinas segregadas pelas formas vegetativas pelo Clostridium tetani, distribuindo-se difusamente na terra, água, poeira, bem como na superfície de animais, vegetais e objetos inanimados. Sua ocorrência está relacionada às atividades profissionais que apresentem risco de ferimento, sendo o sexo masculino o mais acometido pela doença. A letalidade ainda é considerada alta no Brasil (34% em 2010).


A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, e uma importante causa de morbimortalidade infantil. A doença é causada pelas bactérias Bordetella pertussis e B. parapertussis. O homem é o único reservatório natural e ainda não foi demonstrada a existência de portadores crônicos.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

AACD e SBT realizam Teleton Brasil nos dias 7 e 8 de novembro

0
0
No próximo final de semana, será realizada mais uma edição do Teleton Brasil. A AACD e a emissora de televisão SBT realizam a maratona televisiva que busca arrecadar recursos para que, principalmente, crianças com deficiência física sejam atendidas em uma das unidades da AACD, fazendo o tratamento e reabilitação.

Os valores arrecadados durante o programa ajudam a investir na ampliação dos hospitais da AACD, aumentando o número de atendimentos da Associação e manutenção das unidades já em funcionamento. A maratona na TV, que dura 24 horas, começa na sexta-feira, dia 7, e, além do SBT, será transmitida pelo canal FOX Life.


Mais de 180 artistas já confirmaram participação na edição deste ano do Teleton. Eles se estarão no palco estimulando as pessoas a doarem e conduzindo os relatos de pacientes assistidos e seus familiares nessa trajetória de superação. É inegável que é sempre um programa emocionante, histórias de vida de pessoas, na maioria dos casos crianças, que, apesar das dificuldades enfrentadas mesmo com a pouca idade, dão um exemplo de força de vontade e determinação.

Se não puder assistir, não deixe de colaborar, através do telefone ou da internet.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Projeto que trata da guarda compartilhada de filhos vai à CAS para audiência

0
0
O projeto que torna obrigatória a guarda compartilhada do filho em caso de desacordo dos pais  (PLC 117/2013) irá  para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O plenário aprovou nesta terça-feira, dia 4, requerimento do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para a realização de audiência pública sobre o tema na comissão. Dessa forma, a proposta, que estava na pauta do Plenário, terá que passar por mais uma comissão.

O projeto, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

De acordo com o projeto, em caso de desacordo entre mãe e pai quanto à guarda do filho, se os dois estiverem aptos para exercer o poder familiar, o juiz deverá aplicar a guarda compartilhada. A única exceção será quando um dos pais declarar ao juiz que não deseja a guarda.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:


@conversinhademae (no Instagram)


@conversinhadmae (no Twitter)


 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Agência Senado

Baby Bum Feira Infantil apresenta as novidades para o Natal

0
0

A partir de hoje, até o próximo sábado, as novidades para o público infantil para este Natal serão apresentadas durante a Baby Bum – Feira Infantil em São Paulo. O evento acontece na Vila Nova Leopoldina e vai reunir mais de 100 expositores e a entrada é gratuita. Nessa 19ª edição, o horário da feira foi modificado para que as mamães que trabalham tenham a possibilidade de visitar as lojas durante o horário do almoço ou no final do dia. Para quem estiver em São Paulo por esses dias, fica a dica.


O grande diferencial da Baby Bum é oferecer para os quase seis mil visitantes da feira em um só lugar produtos autorais, novos, criativos e bem acabados, voltados ao mundo infantil.  



Look da Vittoria Magnólia


Acessórios da Lilies & Roses NY
Em cada edição novas marcas participam do evento, garantindo que sempre haja novidades - o que atrai lojistas além do público consumidor final. Além disso, 3 mil metros quadrados da Baby Bum serão dedicados a atividades para os pequenos, um delicioso restaurante por peso e produtos que fizeram a fama do evento. Tem ainda trocador e espaço para amamentação em sala reservada.



Entre as marcas que lançarão seus produtos para varejo durante a feira, a Lilies & Roses NY, destacada marca de acessórios infantis em acrílico da designer Lilian Moura, que agora também está no Brasil. São tiaras, pulseiras, prendedores de cabelo, anéis e óculos, todos coloridos, leves, confortáveis e principalmente a prova d'agua. Também estará expondo a Labö Chocolats, a Vittoria Magnólia, a Kitopeq, fabricante de brinquedos artesanais genuinamente brasileira, além Tutti Mini, Banho Maria, entre outras.


A Baby Bum – Feira infantil acontece de 5 a 8, das 10h às 20h, na Av. Mofarrej, 1505 – Vila Nova Leopoldina, em São Paulo.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:


@conversinhademae (no Instagram)


@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Olhos abertos para prevenir e cuidar a conjuntivite

0
0
Em algumas épocas do ano, ela costuma sempre aparecer e incomodar nossos olhos. É a (chatinha!) conjuntivite. Essa doencinha que costuma incomodar não apenas olhinhos de adultos, mas, infelizmente, dos nossos pequenos também, é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Geralmente ela ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.


A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). No entanto, a mais comum delas é a conjuntivite primaveril, geralmente causada por pólen espalhado no ar. Também pode causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.


Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção purulenta (no caso da conjuntivite bacteriana); secreção esbranquiçada (na conjuntivite viral); coceira; fotofobia (dor ao olhar para a luz); visão borrada; e pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.


O agente causador da doença é que vai determinar que tipo de tratamento deve ser aplicado à pessoa infectada. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, mas que só devem ser usados quando prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contraindicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.


Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde


Dicas de prevenção:


• Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;

• Lave com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;

• não coce os olhos;

• Use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lavar todos os dias as toalhas de tecido;

• Troque as fronhas dos travesseiros diariamente, enquanto perdurar a crise;

• Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;

• não se automedique.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Informações do Blog da Saúde

Aplicativo para acompanhar o calendário de vacinação

0
0
No último final de semana, começou mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que segue até o próximo dia 28. Acabei não levando, no sábado, minha pequena para o Dia D, porque ela ainda estava toda molinha e resolvi deixar para outro dia, mas sem esquecer do prazo. Eu acho importante vacinar.

E falando em vacina, vocês já conhecem o aplicativo do Ministério da Saúde “Vacinação em Dia”?
Ele facilita no acompanhamento de todas as vacinas do calendário nacional. Está disponível para tablets e smartphones. É bem prático para acompanhar e você pode cadastrar até 10 cadernetas de vacina. 
Através dele você pode saber não só as vacinas disponíveis para crianças, mas também para adolescentes, adultos e idosos, além de esclarecer dúvidas sobre cada uma delas e tem ainda a ferramenta de lembrete, para não esquecer quando o usuário deve se vacinar.


Bem legal! Disponível para IOS e Android. Baixei pela Play Store.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fé e foco: a semana está apenas começando

0
0
Ufa!!! Enfim consegui passar aqui pra desejar uma excelente semana. Desejo tudo de bom a cada um de vocês.


E, se por acaso se deparar com alguma adversidade, nada de desanimar! A vida nem sempre é acertar o alvo de primeira. O segredo é manter o foco e a fé. Uma hora, e na hora certa, a gente acerta o alvo. E aí é só felicidade.

Vamos que vamos!!!!!!


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Alerta: cuidado com os enfeites de cabelo!

0
0
A semana começou com uma notícia muito triste. A pequena Valentina, de apenas 9 meses de vida, faleceu, ontem, no Paraná. A história dessa pequena guerreirinha, que, infelizmente, não teve um final feliz, começou depois que ela engoliu uma presilha de cabelo e passou a ter complicações de saúde. Quem acompanhou durante esse período os relatos feitos por sua mãe na sua página do Facebook pode sentir um pouco do drama vivido pela família.


Depois de descoberto que Valentina tinha engolido a presilha, ela passou por várias cirurgias, processos de infecção, problemas renais, neurológicos, até que seu frágil corpinho não resistiu e descansou. Não dá nem para imaginar a dor que essa mãe e essa família estão vivendo nesse momento. Mas, como em todas as situações da vida, dá para a gente tirar aprendizado.

Presilha encontrada no esôfago de Valentina
Toda essa história triste de Valentina nos chama a atenção para o cuidado que devemos ter, principalmente com as crianças menorezinhas. A gente que é mãe de menina, principalmente, ama deixa-las sempre arrumadas. O que não faltam são adornos para os cabelos. Uma presilha, um tic-tac, um tererê, lacinho daqui, faixinha e tiara dali com vários enfeites e sempre as meninas estão enfeitadas.

Mas, além de pensar na beleza, devemos pensar na segurança delas. Cada filho é diferente. Falo isso por experiência própria. Minha filha mais velha, Beatriz, sempre deixou que eu colocasse qualquer coisa em seu cabelo e nunca tirava. Nunca tive preocupação com ela em ficar tensa pensando se ela iria tirar e por na boca. Já a menorzinha, Rebeca, é um perigo. Quando ela deixa eu colocar uma presilha ou uma faixinha no cabelo, tenho que ficar na cola, na supervisão, pois sei que mais tempo menos tempo ela vai tirar. E o meu maior temor é que coloque o objeto na boca.

A valente Valentina que se tornou um anjo
Mesmo em dias mais quentes prefiro deixá-la com calor a correr o risco de colocar alguma presilha para tirar o cabelo do rosto e quando acordar não encontrar o adorno no berço. Se já era assim, depois do caso da Valentina a supervisão vai ser ainda maior.

Mas não é só os enfeites de cabelo que requer atenção para que as crianças menores não ingiram. Tem também as baterias botão (que já falamos aqui), grampos, tampinhas de perfume, tampas de refrigerante, pecinhas de jogos, comprimidos, entre tantas outras coisas.


Só Deus pode confortar o coração dessa mãe nesse momento de tanta dor. Valentina foi valente, forte até o último momento. E essa, certamente, será a maior lembrança que essa mãe vai guardar de uma filha tão amada.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Decoração: então já é (quase!) Natal

0
0
Já está chegando... A pouco mais de um mês do Natal, quem ainda não já começou a montar, deve estar pelo menos começando a pensar nos preparativos para a decoração natalina desse ano. As vitrines já estão uma fofura, com tanto vermelho, verde, dourado e símbolos que remetem a esse período tão esperado do ano.

O blog Conversinha de Mãe foi a uma loja de garimpar algumas novidades e dicas para você aproveitar esse momento ao lado das crianças. Afinal de contas, tem coisa que combina mais com Natal do que as crianças. Portanto, pegue elas, junte todo mundo e mãos à obra. Tenho certeza que sua decoração vai ficar m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!


Nessa composição Natal-crianças-data se aproximando, nada melhor do que contar os dias pra chegada do grande dia. Então, uma dica para deixar a casa nesse clima de contagem regressiva são os calendários temáticos natalinos. Nesse aqui, a própria criança pode ir marcando o dia com a bengalinha de doce ou então, nesse outro, mexendo nos números da data. “É uma contagem regressiva que se torna um momento de diversão, mas também de aprendizado para os pequenos”, observou Mirella Leite Souza, proprietária da loja de decoração Dona Mi.



Na hora de montar a árvore, a ajuda das crianças também é fundamental. E, claro, com certeza elas vão querer participar. Opções de bolas, adornos, enfeites é que não faltam. A ordem é deixar a imaginação tomar conta e ver o resultado de uma árvore que tenha a impressão infantil do Natal. “Esse ano temos uma infinidade de bolas e outros enfeites de árvore, como Papai Noel, flores, entre outras coisas, para deixar a árvore maravilhosa”, disse Mirella.

Uma novidade é o papel higiênico decorado com motivos natalinos. Com ele, a criança pode enrolar ao redor da árvore, ao invés de usar aqueles cordões de bolas ou festão, dando um ar mais infantil à tradicional árvore.

Já para quem tem pouco espaço dentro de casa ou tem criança pequena que está engatinhando ou dando os primeiros passinhos e sabe que, provavelmente, ela não deixará a árvore em pé e inteirinha até o Natal, a dica da Dona Mi são as árvores pequenas, de mesa, que podem ser colocadas num móvel ou aparador, para não deixar de dar um toque natalino à decoração de sua casa.
Mas pra quem quer fugir da tradicional árvore de Natal, Mirella Leite sugere uma estilizada. Ela mesmo montou uma assim para a primeira vitrine natalina da Dona Mi em 2014. Uma escada de madeira enrolada com pisca-pisca serve de base para as prateleiras que fazem as vezes de “galhos” da árvore e onde é colocada a decoração. Depois, é só ir colocando os enfeites: bolas, bonecos de Papai Noel e boneco de neve, bomboniere... “Esse ano optamos por uma vitrine mais lúdica, fugindo um pouco do tradicional e essa pode ser uma opção para quem também quer uma coisa mais descontraída.
Quem tem criança ou não em casa vai se encantar com esses Papais Noéis e bonecos de neve que têm pernas reguláveis. Aposto que vai ser o xodó da criançada, porque com eles os pequenos podem interagir. 
O símbolo mais religioso do Natal tem que ter um lugarzinho especial na decoração da casa. Aqui, a sugestão da Dona Mi é essa Sagrada Família em estilo provençal, bem delicada, com as anjinhas entoando louvores pelo nascimento do Salvador do mundo.

As guirlandas já dão as boas-vindas a essa data tão aguardada que é o Natal aos que chegam à sua casa nesse período. Para a mesa de jantar do natal, castiçais, velas, porta-guardanapos, arranjos de flores, enfim, uma infinidade de peças para deixar a mesa da ceia ainda mais charmosa e aconchegante na hora da confraternização familiar.

Então, mão à obra deixar a casa com aquela carinha, aquele jeitinho, aquele encanto que só o Natal tem.


Cuidados

Mas até para a montagem da decoração de Natal é preciso alguns cuidados, para evitar que aconteçam acidentes. O Conversinha de Mãe dá algumas dicas para que essa agradável tarefa não tenha percalços.


- Antes de instalar os piscas-piscas na árvore, certifique-se que eles estão em bom estado, bem como a fiação. Esse é um tipo de material que pode pegar fogo facilmente;


- Evite usar spray de neve em pó para decorar a árvore de Natal, por ser um material altamente inflamável e com isso ter poder de propagar o fogo rapidamente;


- Durante a ceia, mantenha as velas decorativas em locais visíveis e longe de outros itens inflamáveis. Além disso, quando estiverem acesas, não deixe crinaças ou animais próximo a elas sem supervisão de um adulto e sempre, sempre!, apague-as quando for dormir;


- Não sobrecarregue a iluminação da árvore de Natal em “benjamins” ou “Ts”. Na medida do possível, tenha a ajuda de um especialista em eletricidade, para evitar curto-circuito, o que seria muito perigoso, pelo fato de a árvore e seus enfeites serem feitos por materiais inflamáveis;


- Substituir os piscas convencionais por luzinhas de LED é uma ótima dica de economia, que pode chegar a 80% do valor gasto com relação à iluminação tradicional;


- Depois de montada a árvore, veja se ela está bem montada e estabilizada, sem risco de tombar ou num local em que alguém possa esbarrar nela e tombar. De preferência, deixe-a num canto da parede.



Ah, e quem já tiver com a decoração pronta ou em arrumação posta lá no Instagram com a hastag #NatalnoConversinhadeMãe pra todo mundo poder acompanhar. Vamos, vamos...


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Indústrias poderão ter quer informar presença de lactose nos alimentos

0
0
Uma boa notícia. Pode ser que, em breve, as indústrias brasileiras tenham que informar a presença de lactose nos alimentos. Essa semana, foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado o projeto de lei que determina que essa informação venha indicada no rótulo das embalagens dos alimentos. A proposta agora deverá ser analisada no plenário da Câmara.

O projeto de lei suplementar 260/2013 é de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC), que avalia que, em vigor, essa medida vai beneficiar milhares de brasileiros que têm intolerância a esse açúcar do leite. O parlamentar acrescentou que estima-se que metade da população brasileira tenha algum percentual de intolerância à lactose.


A emenda da lei estabelece que, se aprovada, os rótulos vão informar apenas a presença de lactose e não o seu teor. Mas já é um avanço! Agora é aguardar e acompanhar a sua votação e futura implementação.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Com informações da Agência Senado

Foto: Agência Senado

Crianças com histórico de alergia ao leite de vaca devem evitar a vacina tríplice vira

0
0
Preventivamente, o Ministério da Saúde orienta que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não recebam a dose da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). A orientação foi passada nessa quarta-feira, dia 19, às secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo país, depois que foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a leite de vaca. O MS ressaltou que todas as crianças passam bem.

O produtor Serum Institutte of India Ltd. é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Como rotina para aumentar a segurança das vacinas utilizadas em nosso país, o Ministério da Saúde também testa cada lote antes do mesmo ser utilizado. Todos os lotes da vacina tríplice viral que estão em uso no país, incluindo os do Serum Institute, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS), sendo aprovadas para uso. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças já foram vacinadas com essa tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no país e há garantia da segurança da vacina.


Ao analisar a composição da vacina do produtor Serum, verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral, do produtor Serum Institute of India Ltd. Nestas crianças, a vacinação, deverá ocorrer em uma data posterior.


O Ministério da Saúde está analisando, em conjunto com a Organização Pan-America de Saúde (OPAS/OMS), responsável pela aquisição deste produto, os eventos adversos registrados e sua possível associação com a vacina.


Cabe ressaltar que a vacinação contra o sarampo é muito importante para manter o país livre dessa doença. Apesar de não ter circulação nas Américas, ainda ocorrem surtos de sarampo em todos os outros continentes, o que representa uma permanente ameaça de reintrodução da doença no Brasil.


Fica então o alerta!


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Ministério da Saúde


Licença-maternidade pode passar para um ano

0
0
Essa semana, a Comissão Especial da Primeira Infância, da Câmara dos Deputados, discutiu, pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013. A proposta – que pretende ser o marco legal da primeira infância – tem entre seus pontos a ampliação do tempo da licença-maternidade. Pelo projeto, ela passaria para um ano e a licença-paternidade, para um mês.

O autor do projeto é o deputado Osmar Terra (PMDB-RS). Na avaliação dele, esse ponto importante – que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão – não representa gasto para as empresas. “É um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou.


O projeto foca em um conjunto de ações para o início da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções públicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.


Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado.


Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos. É na primeira infância, segundo ele, que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável.


A previsão é que esse projeto agora seja votado na Comissão Especial da Primeira Infância em 2 de dezembro próximo. O dispositivo altera a Lei 8,069 - o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Fonte: Agência Brasil

Vamos juntos “Todos por Malu”

0
0
Há algum tempo, já vinha querendo e guardando no meu coração o desejo de me tornar uma doadora de medula óssea. Sempre vi e li reportagens falando sobre a doação, a importância disso, pois milhares de pessoas precisam de alguém compatível para que possa continuar vivendo. Pois, como disse, durante muito tempo fiquei querendo, querendo, mas sempre sem ir até o hemocentro para fazer isso.

Há alguns dias, assistindo ao telejornal, vi uma matéria contando a história de uma garotinha, a pequena Maria Luíza, de apenas 2 anos de idade, que está em tratamento contra um tipo raro de leucemia. Seus familiares e amigos próximos já fizeram o exame de compatibilidade, mas nenhum deu positivo. Foi então que a família e amigos se engajaram numa campanha para estimular e mobilizar o máximo de pessoas para que se cadastrem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).



Era o que faltava para que eu, finalmente, tomasse uma atitude concreta. Na semana passada, deixei o que tinha para fazer e fui até o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), colher minha amostra de sangue que vai ser usada para me cadastrar no Redome.


Em função da compatibilidade genética, as chances de encontrar um doador compatível é uma em cem mil. Confesso que torço muito para que seja compatível com alguém. Ver o sofrimento de pessoas com leucemia que dependem, dependem mesmo, de outra pessoa para continuar vivendo, e vivendo com qualidade de vida, dá um gás e coragem para, se preciso for, enfrentar uma cirurgia para doar um pouco da minha medula. 


Para doar

Para ser doador de medula óssea é simples. É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).


Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Se ele tiver mudado de ideia, pode, tranquilamente, se negar a fazer a doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Toda cirurgia é custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A guerreirinha Malu
Todos por Malu
Depois que não conseguiu entre as pessoas próximas um doador compatível, a família da pequena Malu decidiu iniciar uma campanha para estimular a doação de medula óssea. A campanha começou na cidade da menina, Tomar do Geru, no Sul de Sergipe, mobilizando os moradores, mas já se espalhou por outros municípios, formando uma verdadeira corrente do bem e de solidariedade. Foi criada também uma página no Facebook (https://www.facebook.com/todospormalu?pnref=lhc) onde todos podem acompanhar informações sobre Malu.


Atualmente, a garotinha está em tratamento contra a leucemia no Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. É importante ressaltar que a campanha realizada pela família de Malu não solicita qualquer tipo de doação, principalmente em dinheiro, para o tratamento dela. Apenas estimula as pessoas a se cadastrarem no banco de medula óssea.


E qualquer pessoa, mesmo que não seja de Sergipe, pode ajudar nesse sentido. Basta ir até o hemocentro mais próximo, porque o cadastro dos doadores no Redome é nacional e, além de poder ajudar Malu, vai poder ajudar milhares de outras pessoas que também aguardam o transplante.


Então, vamos ajudar?


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Licença-maternidade pode passar para um ano

0
0
Essa semana, a Comissão Especial da Primeira Infância, da Câmara dos Deputados, discutiu, pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013. A proposta – que pretende ser o marco legal da primeira infância – tem entre seus pontos a ampliação do tempo da licença-maternidade. Pelo projeto, ela passaria para um ano e a licença-paternidade, para um mês.


O autor do projeto é o deputado Osmar Terra (PMDB-RS). Na avaliação dele, esse ponto importante – que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão – não representa gasto para as empresas. “É um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou.


O projeto foca em um conjunto de ações para o início da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções públicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.


Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado.


Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos. É na primeira infância, segundo ele, que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável.


A previsão é que esse projeto agora seja votado na Comissão Especial da Primeira Infância em 2 de dezembro próximo. O dispositivo altera a Lei 8,069 - o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Agência Brasil

Pais adotantes agora também têm direito a licença

0
0
Agora, não só as mães adotantes têm direito à licença, como a licença-maternidade, mas também os pais. Mas, por enquanto, o benefício é válido apenas para alguns servidores federais. O Ministério do Planejamento emitiu nota garantindo o direito à licença-adotante a qualquer servidor do Poder Executivo Federal, homem ou mulher, independentemente de serem casados ou solteiros e também de orientação sexual.

O objetivo da licença e possibilitar que a pessoa que adote uma criança tenha um tempo para se dedicar exclusivamente a esse novo integrante da família, aumentando e fortalecendo o vínculo.


Para ter direito à licença-adotante, o servidor precisa apresentar os documentos que comprovem a adoção ou termo de guarda judicial que prove que o processo está em andamento. A licença pode ser de até 135 dias no caso de crianças com até um ano (90 dias, prorrogáveis por mais 45). Depois dessa idade a licença máxima é de 45 dias (30 dias, podendo ser prorrogada por mais 15). Caso os dois responsáveis pela criança sejam servidores públicos federais, apenas um terá direito à licença adotando. O outro poderá pedir a licença-paternidade, que é de cinco dias.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Fonte: Portal Brasil - Ministério do Planejamento e A Voz do Brasil


Como preparar seu filho para a pré-escola

0
0
Foto: amrufm
Nessa época do ano, muitas mães já estão pesquisando sobre a primeira escolinha do filho. Além das matrículas começarem cedo, o primeiro dia da pré-escola pode ser assustador para crianças e pais. Alguns pequenos surpreendem e curtem a escolinha desde o primeiro dia sem olhar para trás. Outros, por mais que pareçam independentes e sociais, precisam ser preparados com um pouco de antecedência. E isso é natural, pois a pré-escola é a primeira experiência real sem os pais para a maioria das crianças.

Alguns educadores defendem que é preciso observar se o seu filho já está pronto para a pré-escola ou não. Mas muitas mães, por vários motivos diferentes, acabam precisando colocar seus pequenos na creche ou escolinha desde cedo. Por isso, seja qual for o seu caso, aqui estão algumas maneiras que vão ajudar a preparar o seu filho e o seu coração para o primeiro dia da escola:

Conheça a professora e a escolinha:

Se possível, leve seu filho para conhecer a professora e a escolinha antes das aulas começarem. Mostre entusiasmo e deixe a criança interagir com a professora e com as outras crianças, principalmente se forem brincar no parquinho. Ao saírem, relembrem juntos como a experiência foi divertida, mas encha seu filho de expectativas dizendo que ele vai ter que crescer um pouquinho mais para voltar lá. Assim, ele vai ficar esperando esse dia com ansiedade ao invés de receios.


Coleguinhas para brincar

O ideal é colocar seu filho na escolinha junto com crianças que ele já conhece, como vizinhos e parentes da mesma idade. Se isso não for possível, converse com a professora para fornecer uma lista das crianças que também vão começar a escolinha. Você pode entrar em contato com as outras mães e combinar um encontro no parquinho ou algum outro lugar para as crianças brincarem. Com certeza as outras mães vão gostar da ideia, pois as crianças ficarão felizes de encontrar amiguinhos conhecidos no primeiro dia de aula, tornando a experiência mais fácil para todos.


Pratique a separação

Muitas vezes os pais também precisam se preparar para a separação. Por isso, faça um treinamento: alguns meses antes do início da escolinha, deixe seu filho com alguém por uma ou duas horas. Repita algumas vezes para a criança aprender que você vai voltar para buscá-la e para diminuir sua ansiedade.


Mochila e lancheira

Uma boa maneira de incentivar a criança a gostar da escolinha, é levá-la para escolher a mochila e a lancheira. Ela vai se sentir no comando e vai gostar da experiência. Lembre-se apenas de verificar se a mochila e a lancheira cabem tudo que seu filho vai precisar. Dependendo da idade, a mochila deve conter fraldas, roupas, toalha, cobertor e até chupeta. Quando chegar em casa, guarde a mochila e a lancheira, e não deixe seu filho brincar com elas até o primeiro dia da escola. Isso vai criar ainda mais expectativas positivas na criança.


Senso de independência

Em muitas creches e pré-escolas a criança fica a maior parte do dia. Por isso é importante começar a ensinar o seu filho algum senso de independência. Assim ele vai se sentir mais no controle da situação e compreender melhor o que está acontecendo. Comece ensinando habilidades básicas para a criança, como arrumar o quarto antes de ir para a escola. Ajude a esticar o lençol da caminha ou a guardar os brinquedos e depois deixe que ela faça sozinha. Se a criança for pequena, ela pode ajudar a escolher o lanche. Dê a ela duas opções de frutas, por exemplo, e deixe que ela escolha o que quer levar.


Comunicação

Uma das partes mais importantes da adaptação à escolinha, é conversar com a criança. Explicar, contar histórias de como você gostava da escola no seu tempo e tornar a experiência divertida, é essencial. Mas seja franca, também. Diga que é normal sentir um pouco de medo, mas que sempre haverá adultos por perto para ela pedir ajuda a qualquer hora. Assegura a criança que você vai buscá-la em algumas horas ou depois de alguma atividade na escola, como por exemplo depois que a professora cantar uma música ou ler o último livro do dia.


Regra de ouro

Evite demorar na despedida. Trate a escolinha como algo normal e nem tão importante assim. Dê tchau e um abraço como qualquer outro dia e não permaneça na porta ou na escolinha. Assim, seu filho vai sentir que a escola realmente não tem nada de diferente e que você vai voltar logo para buscá-lo. Se a criança chorar, provavelmente vai parar logo depois que você for embora, pois estará com a professora e os coleguinhas para assegurá-lo e distraí-lo.


Mesmo preparando o seu filho com antecedência, lembre-se que vencer a ansiedade da separação e se adaptar à pré-escola pode ser gradual. Por isso, dê atenção redobrada para o seu filho quando estiverem em casa, sempre que possível. Converse, ouça o que a criança tem a dizer e aproveite para ficarem abraçados, lendo um livro ou brincando juntos. Mostre o quanto você está orgulhosa do seu bebê já estar indo à escola!


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Chegou pro blog: Johnson’s e a cultura popular

0
0
 Como forma de valorizar o patrimônio cultural e estimular que, desde cedo, os pequenos despertem o interesse pela cultura regional, a Johnson’s está oferecendo aos clientes a coleção “Dedoches culturais”. O kit é composto por um dedoche e um livrinho com personagens colecionáveis. Ao adquirir um sabonete líquido ou o xampu, ambos de 400ml da linha Johnson’s baby, o cliente recebe um dedoche e um livrinho.



Entre os personagens da cultura popular das regiões Norte e Nordeste estão o caboclo de lança, o bumba-meu-boi, o indiozinho, o forrozeiro e a baiana. Tudo de uma forma lúdica, divertida e educativa.

A promoção está disponível nas principais redes de farmácia e supermercados de estados nordestinos e na capital Belém (PA). O blog Conversinha de Mãe recebeu o kit e ficou encantado. Muito fofo o forrozeirinho, a baiana, o bumba-meu-boi...

Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Com informações da Assessoria de Imprensa

Senado aprova guarda compartilhada obrigatória de filhos

0
0
Foi aprovado hoje pelo Senado o projeto de lei complementar que determina a guarda compartilhada para a custódia dos filhos de pais divorciados ainda que haja desacordo entre os ex-cônjuges. Para as duas dezenas de pais e mães divorciados que acompanharam a aprovação no Plenário do Senado, o projeto enviado pela Câmara dos Deputados está sendo visto como um importante sinal de paz em um horizonte tradicionalmente tomado por graves conflitos.


A esperança é que, a partir da sanção do PLC 117/2013, cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes tenham a chance de obter o melhor que puderem de cada um de seus genitores. “A nova lei vai acabar com as disputas prolongadas e permitir a mães e pais contribuírem para a formação de seus filhos. Temos a convicção de que essas crianças e adolescentes serão pessoas mais felizes”, disse o presidente da Associação de Pais e Mães Separados (Apase), Analdino Rodrigues Paulino Neto, ao final da votação.


Ele chegou a afirmar que o projeto poderá ter como consequência a substituição da pensão alimentícia por um mecanismo bem mais avançado: a divisão das despesas dos filhos, por meio de uma planilha de gastos a ser bancada pelos pais de maneira proporcional à renda.


“A planilha vai conter todas as despesas, incluindo escola, plano de saúde, alimentação. Dividindo um item para um e um item para outro, cada um vai contribuir na proporção do seu rendimento”, explicou Paulino, que sugeriu à presidente da República, Dilma Rousseff, a sanção do projeto ainda antes de 25 de dezembro, como “um presente de natal”.


Divisão equilibrada

O PLC117/2013, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, determina ao juiz o estabelecimento da guarda compartilhada para a custódia dos filhos de pais e mães divorciados ainda que haja desacordo entre os ex-cônjuges. Atualmente, os juízes ainda têm respaldo legal para reservar a guarda a um dos pais. Ocorre que muitas vezes o responsável pela criança acaba alienando o ex-companheiro ou a ex-companheira da convivência com os filhos, gerando desgaste para a família e prejuízos emocionais, psíquicos e intelectuais para crianças e adolescentes.


O texto determina a divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com a mãe e o pai e possibilita a supervisão compartilhada dos interesses do filho. Ambos poderão participar, por exemplo, do ato que autoriza a viagem dos filhos para o exterior ou para a mudança permanente de município. Em caso de necessidade de medida cautelar que envolva guarda dos filhos, o texto dá preferência à oitiva das partes perante o juiz. E é rigoroso com estabelecimentos, como escolas, que se negarem a dar informações a qualquer dos genitores sobre os filhos: serão multados.


Depois de ser analisada nas Comissões de Direitos Humanos (CDH), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS), a proposta foi aprovada em regime de urgência como veio da Câmara dos Deputados, apenas com emenda de redação que substitui a expressão “tempo de custódia física” por “tempo de convivência”.


Para o autor da proposição, a redação atual do Código Civil vem induzindo os magistrados a decretar a guarda compartilhada apenas nos casos em que os pais mantenham boa relação após o fim do casamento. Com a mudança, a não ser que um dos pais expresse o desejo de não obter a guarda ou que a justiça não considere um dos dois genitores aptos para exercer o poder familiar, a guarda compartilhada será obrigatória.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Agência Senado

Segurança: cadeirinhas para crianças estão longe do ideal

0
0
A gente preza tanto pela segurança dos nossos pequenos, mas essa notícia me deixou preocupada. A Proteste realizou um teste com as cadeirinhas usadas por crianças no carro e verificou que elas precisam melhorar muito. Foram avaliados diversos modelos de cadeirinhas para bebês de 0 a 36 quilos. Infelizmente, nenhum chegou perto da nota máxima.

Na análise de impacto frontal, apenas três das 13 (das quais três não são vendidas no Brasil) se saíram bem: Burigotto Touring SE3030, Lenox Casulo e Galzerano Coccon, todas da categoria bebê-conforto. As dos outros grupos, somente o Bebe Confort Axiss (9 a 18kg) teve resultado aceitável, os outros produtos foram ruins.


No teste de impacto frontal, constatou-se que três cadeirinhas colocam a segurança das crianças em risco. Segundo a Proteste, houve grande deslocamento do boneco nos modelos Baby Style Cadeira 7000, Chicco Xpace e Galzerano Orion Master. Neste último, a parte traseira se rompeu perto do cinto de segurança da cadeirinha.

Na Baby Style 333, a presilha lateral quebrou, jogando o manequim bruscamente para os lados. Ocorreu muito movimento também com Chico Eletta e Nania Cosmo SP Ferrari.

Os analistas avaliaram que os resultados foram ainda piores no teste de colisão lateral, que ainda não é exigido pelo Inmetro para cadeirinhas vendidas no Brasil. A luta é para que ele seja incluído no país.


A única com proteção aceitável foi a Bebe Confort Axiss. Nos modelos Burigotto Touring SE 3030 e Lenox Casulo houve forte contato da cabeça do boneco com a lateral da porta. Os demais, ruins, tiveram um choque menos intenso. Para mais proteção, instale a cadeira no centro do banco traseiro, caso o carro tenha cinto de três pontos, pois o cinto abdominal não a prende com firmeza.


Verificou-se que a mais complicada de instalar foi a Baby Style 333, pelas dificuldades em passar o cinto pelos caminhos e ajustá-lo. Os resultados melhoraram ao colocar a criança na cadeirinha, em que Baby Style Cadeira 7000 e Galzerano Orion Master exigiram mais força para bebês mais pesados.


No site da Associação Proteste é possível acessar os resultados do teste e fazer uma comparação (http://www.proteste.org.br/carros/nc/noticia/cadeirinhas-para-criancas-estao-longe-do-ideal) entre os vários modelos de cadeirinha.


Apesar dos resultados nada animadores, é importante ressaltar que as crianças estão mais protegidas viajando nesses dispositivos do que fora deles e soltas no banco do carro.


Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Proteste

Campanha de vacinação é estendida até 12 de dezembro

0
0
Para alcançar a meta de vacinar 95% do público-alvo composto por crianças menores de cinco anos, a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 12 dezembro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde. A campanha terminaria nesta sexta-feira, dia 28, mas não atingiu a meta. apenas 9,5 milhões de crianças tinham sido vacinadas contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo.


O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Para isso, mais de 100 mil postos fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses. Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Para isso, o Ministério disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite).

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Alergia
Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação ocorrerá posteriormente contra o sarampo. O Ministério da Saúde já orientou as secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem vacinar essas crianças com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.

Para garantir a vacinação correta, os pais ou responsáveis que levarem as crianças aos postos de saúde serão questionados sobre uma possível alergia ao leite de vaca. Caso a criança não tenha registro prévio de alergia, ela receberá a dose normalmente. Todos os estados e o Distrito Federal participam da campanha de seguimento contra o sarampo.

Beijos


Siga-nos nas redes sociais:

@conversinhademae (no Instagram)

@conversinhadmae (no Twitter)



Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Ministério da Saúde
Viewing all 492 articles
Browse latest View live




Latest Images