Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all 492 articles
Browse latest View live

Literatura: nova coleção Itaú Criança

$
0
0
A nova coleção de livros para crianças disponibilizados pelo Itaú Criança já está disponível. Quem quiser, é só solicitar gratuitamente. Este ano, as duas obras são, “Dorme, menino, dorme” e “Tatu-balão”. Os livros são selecionados por um conjunto de especialistas.

O objetivo dessa iniciativa é fazer com que mais e mais pessoas possam ler para uma criança, por entender que ouvir a leitura de histórias contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Cada pessoa pode solicitar uma coleção de livros. É fácil, chega rápido e, o melhor, é gratuito. Organizações Não-governamentais (ONGs) e municípios que têm projeto de leitura também podem solicitar. Para fazer isso é fácil. Basta acessar o endereço eletrônico https://www.itau.com.br/crianca/pratique/#msg=Sucesso.

Veja os livros dessa coleção:

Dorme, menino, dorme
De Laura Herrera

Um menino está acordado na noite escura. Não consegue dormir. Para ele, trazem música e canções, cobertores quentinhos e leite morno, mas só uma coisa o levará suavemente ao mundo dos sonhos.

Tatu-balão
De Sônia Barros
Conheça a história deste tatu-bola que tinha um sonho na cachola: não ser bola, ser balão.

Eu já pedi a coleção aqui para as meninas. Assim que chegar conto para vocês.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Banco de Leite Humano do Estado recebe certificado nacional de excelência

$
0
0
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), representada pela equipe do Banco de Leite Humano Marly Sarney, participou do II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano e do VI Seminário Nacional de Políticas Públicas e Aleitamento Materno, de 21 a 25 de setembro, em Brasília (DF). O objetivo do fórum foi de discutir os 30 anos de Política Pública da rede de Bancos de Leite Humano no Brasil em atenção ao prematuro.


O modelo brasileiro de Bancos de Leite Humano e as Políticas Públicas no Brasil são focadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, exclusivo, até os seis meses e continuidade da amamentação por até os dois anos ou mais.

No evento, ocorreu o credenciamento de várias unidades e o  Banco de Leite Humano “Marly Sarney”, vinculado à MNSL, referência no estado de Sergipe, recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o credenciamento na categoria ‘Padrão Ouro’ , por ter cumprido com os pré-requisitos estabelecidos pelo programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano.
Participaram desse credenciamento, 215 bancos e 175 foram credenciados, sendo 147 na categoria Padrão Ouro, nove na categoria prata, 19 na categoria bronze e 21 bancos não foram credenciados. Logo, a rede sergipana de bancos de leite humano manteve seu padrão na qualidade dos serviços prestados ao binômio (mãe - bebê) e produtos certificados com qualidade.

“Ficamos gratificados pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido e comprovado pelos órgãos responsáveis, fazendo com que cada dia possamos melhorar nossos compromissos com a saúde da mulher e da criança do nosso estado. Colaboramos para reduzir a morbimortalidade infantil sergipana e do Brasil”, enfatizou a gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Hélia Karla Agapito.

“Os Bancos de Leite dos municípios de Itabaiana e Lagarto foram credenciados no padrão ouro. Também o laboratório do BLH foi certificado pelo Instituto Nacional de Certificação de Qualidade em Saúde/Fiocruz, através do ensaio de proficiência em leite humano na 2ª rodada – microbiologia, acidez titulável e crematócrito – Matriz Leite Humano. Doe leite. Salve vidas”, comemora a gerente.

“É muito gratificante receber essa certificação. São os esforços para dar continuidade ao trabalho do Banco de Leite que são muito grandes, cumprindo nosso compromisso. Esse reconhecimento também é um prêmio pelo comprometimento e dedicação de nossa equipe. Felicito cada membro de nossa equipe por essa conquista”, disse o superintendente da MNSL, Luís Eduardo Prado Correia.

Banco de leite
O Banco de Leite Marly Sarney funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, anexo à antiga Maternidade Hildete Falcão. Mais informações e orientações podem ser adquiridas através dos telefones 3226-6335/6337.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte e foto: Ascom/FHS

Faça a festa: temas clássicos em alta

$
0
0
Mesmo em meio a tantos super-heróis, super-heroínas e tantos personagens novos que surgem nas animações para a criançada, os temas clássicos continuam em alta nas festas infantis. Personagens de histórias que nunca saem de moda encantam as crianças de hoje em dia, sem falar no clima nostálgico que toca mães, pais, tios, avós, padrinhos durante uma festa assim.

Hoje, o Conversinha de Mãe traz algumas inspirações de festinhas com esses temas. Vou começar pelo que sou apaixonada: Chapeuzinho Vermelho. Mas tem muito mais. Confiram e se inspirem.

CHAPEUZINHO VERMELHO



A história da menininha que foi levar doces para a vovozinha, caiu na história do lobo mau que pegou a vovó e quase ia parar na barriga do lobo, não fosse salva pelo lenhador, é um dos clássicos que ficam lindos transformado em temas para aniversário.

PINÓQUIO




Uma das opções de clássicos para meninos é a história de Pinóquio. O boneco de madeira feito pelo carpinteiro Gepeto e transformado em criança por uma fada madrinha, de forma marota gostava de contar suas mentirinhas. Mas num tema de festa infantil essa história renderá uma bela decoração.

CACHINHOS DE OURO
Festa da Dinoleta para a filha Beatriz, de 4 anos
Personalizados feitos pela vovó e dinda-tia,
inclusive o “leite cor-de-rosa” e “leite cor de urso”
O papai aprendeu fazer crochê só pra confeccionar esses ursinhos
 Pense que festa linda e delicada será retratar a narrativa da menina de cachinhos dourados, que na floresta se deparou com a casa dos três ursos, entrou nela e aprontou muito. Veja que encanto:
  
TRÊS PORQUINHOS




Esse é outro clássico que dá para fazer uma bela festa, tanto para menino quanto para menina. Mobiliário em cor de madeira, juta, palha e tons terrosos deixam lindo o tema dos três porquinhos que lutam para o lobo não derrubar a sua casa.

SOLDADINHO DE CHUMBO

A história do Soldadinho de chumbo que no meio dos brinquedos se apaixona pela bailarina também rende uma bela festa, em tons vermelho e azul.

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

Aqui a mamãe Karla preparou a festa "João e o pé de feijão" para o filhote Rodrigo
Docinhos, chocolates, cupcakes compuseram a mesa temática, que teve também bonecos
em feltro de João e o gigante. Ficou uma graça!!!
Outro tema clássico que pode ser retratado numa festa infantil é João e o pé de feijão. As aventuras do menino que comprou um saquinho com feijões e a mamãe “desprezou” pela janela e daí surgiu um é de feijão enooorme que possibilitou ele encontrar a galinha que colocava ovos de ouro foi o tema escolhido pela mamãe Karla para os 3 anos de Rodrigo. Tudo muito lindo!

JOÃO E MARIA



Esse é um clássico, literalmente, doce que dá para explorar bem tanto na mesa quanto nas lembrancinhas, convites, enfeites, personalizados. As mamães vão viajar e as crianças... bem, essas vão saborear muito as delícias dessa festa.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

(As fotos são fruto de pesquisa em site de busca e Pinterest. Algumas estão com o crédito. Se alguma não estiver creditada e o autor identificar, favor nos informar para que façamos isso)

Aracaju recebe o Festival Internacional de Cinema Infantil em outubro

$
0
0
Aracaju vai receber novamente, entre os dias 9 e 18 de outubro, o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). A capital sergipana foi uma das cidades escolhidas para sediar o Festival que, nacionalmente, chega a sua 13ª edição. Em Sergipe é a 12ª vez que os pequenos poderão assistir às exibições nas salas do Cinemark Jardins.

Como tradicionalmente acontece, o Fici terá sessões especiais que contam com debates após as exibições com profissionais das respectivas áreas. São elas: Pequeno Jornalista, Pequeno Cientista e Novos Jovens. Além dessas, há também a dublagem ao vivo e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

“O Fici tem alguns diferenciais como essas sessões. Além do fortalecimento da produção cinematográfica, ele traz importantes discussões durante o evento”, destaca a produtora local, Deyse Rocha. Todos os anos, o Conversinha de Mãe participa do Festival Internacional de Cinema Infantil e neste estaremos lá novamente marcando presença, com minhas pequenas.
Abertura e A Tela na Sala de Aula
O Festival tem início no dia 9, porém, a festa de abertura oficial ocorrerá no dia 10 com a exibição de nove filmes simultâneos e muita animação através de palhaços e oficinas.

Outro projeto de destaque do Fici 2015 é “A Tela na Sala de Aula”, que possibilita a ida de milhares de crianças da rede pública de ensino gratuitamente às salas de cinema. Para participar dessas sessões, os interessados devem realizar o agendamento através do e-mail: agendamentofici.aju@gmail.comou pelos números: 3041-8563/3085-7416/8132-9133.

Fici 2015
O Festival Internacional de Cinema Infantil chega à sua 13ª edição como o único festival do gênero no país. O Fici já soma 800 filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2015, a programação reunirá mais de 100 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.

Entre os filmes que estão sendo exibidos no Fici 2015 estão A bicicleta do elefante, A chinela turca, A ciência do bem e do mal, A escola do ensino fenomenal, A grávida, A ilha dos segredos, A lenda de Oz, A mansão mágica, A mosca, Animaníacos, As aventuras do pequeno Colombo, As aventuras de Peabody e Sherman, Cada um na sua, entre vários outros.

Vamos ficar ligadinhos e participar. Ah, o mais legal, o ingresso tem preço de meia entrada para todos os públicos: R$ 9,00. Nos vemos por lá!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Foto: Jouis

Agendinha Kids: outubro é tempo de criança

$
0
0
Eu estou falando! Cada semana que passa nossa Agendinha Kids está mais recheada de opções legais para vocês. E para começar o mês de outubro não podia ser diferente. Muita coisa bacana para curtir não apenas nesse final de semana, mas se programar para os próximos dias desse mês que é delas... as crianças!! Vamos conferir?

TEMPO DE CRIANÇA
A programação do Museu da Gente Sergipana para a criançada no mês de outubro começa hoje. Tem muita coisa legal na programação Tempo de Criança 2015. Muita diversão com direito a teatro, cinema, música, leitura, oficinas, entre tantas outras coisas beeeem legais. Confira:

Dia 02/10 (sexta-feira)

Espetáculo teatral "Maria Feliz", com a Cia. Stultifera Navis – às 17h

Dia 09/10 (sexta-feira)
Oficina de fantoches, com a Profa. Letícia Andrade e alunos do PIBID (Capes/Teatro-UFS) – às 14h

Aboiadores Davi & Rafael de Zé de Turiba (Povoado Alagadiço/Frei Paulo) – às 16h

Dia 11/10 (domingo)
Gincana da Gente, com educadores do MGS - A partir das 10h

Dia 16/10 (sexta-feira)
Contação de Histórias, com equipe da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (BIAFA) – às 11h

Brincadeira no Museu, com Projeto Sintonia em Arte, do Oratório de Bebé – às 15h

Dia 23/10 (sexta-feira)
Contação de Histórias, com equipe da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (BIAFA) – às 11h

Brincadeira no museu, com Projeto Oficina Lateiros Curupira, de Rosário do Catete – às 15h

Dia 28/10 (quarta-feira)
Cinema para crianças, com audiodescrição, em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – às 10h

Dia 29/10 (quinta-feira)
Cinema para crianças, com tradução em libras, em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – às 10h

Dia 30/10 (sexta-feira)
Cinema para crianças, em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – às 11h

Oficina de culinária para crianças, com Adriana Hagenbeck – às 11h

Musical Fuxico de Seda, com Nalini Menezes (canto) e Maestro Guilherme Mannis (piano) – às 17h

DIVERTILÂNDIA RIOMAR
E o mês de outubro traz ao RioMar Shopping Aracaju o projeto Divertilândia, recheado de grandes atrações para os pequenos. De hoje até o dia 12, a garotada tem encontro marcado com a moda e com ações culturais e artísticas voltadas para o universo infantil. Hoje e amanhã, às 16h, a Praça de Eventos, o Fashion Kids toma conta da passarela. A temporada de moda inicia com o desfile das lojas Tip Top, Lé com Cré e Escariz. Sábado, as lojas Planeta Bebê, Alphabeto, Cambalhota, Brooksfield e  1+1 comandam a runway do FK. Inspirado no Circo, o evento ainda conta com a participação especial das lojas PBKids e Kids+Ride. 

Na terça-feira, dia 6, chega ao centro de compras o Book Lovers Kids, que fica até dia 12, com uma feirinha literária, além de manifestações artísticas e culturais.  De 6 a 8, a Trupe Brinquedolê povoa a imaginação da meninada com contação de histórias e teatro. As atrações acontecem em duas apresentações, sempre às 16h e 18h.

ESPAÇO JARDINS KIDS
E tem mais coisa boa, nesse final de semana, no Espaço Jardins Kids. Hoje, quem comanda a animação é o grupo musical Bambalão. Amanhã, sábado, o grupo Raízes apresentará o espetáculo “Quintal dos Sonhos”. Já no domingo Robert – O ilusionista levará seus truques para a garotada. As apresentações acontecem às 18 horas. No sábado também tem, às 14 horas, encontro com personagens Chapeleiro Maluco e Gato Risonho e, no domingo, com a Bruxa e os Anões da Branca de Neve. O espaço fica ao lado da Portaria D, próximo à Riachuelo, no Shopping Jardins.

CINECLUBE PARA A GAROTADA
Filme Os Xeretas
E comemorando o Mês da Criança, do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) preparou uma programação especial para os pequenos, pais e familiares. Durante todo o mês as sessões exibidas na sala Walmir Almeida trarão curtas e longas-metragens com temas infantis, a exemplo do filme Os Xeretas e Garoto Cósmico.

Confira parte da programação:

Dia 03 (sábado), às 10h
Os Xeretas (livre)

Dia 06 (terça-feira), às 10h
Animações Infantojuvenis

Dia 08 (quinta-feira), às 10h
Adolescer 2 (a partir de 10 anos)

ZONS KIDS
Encontro muito legal para filhos e pais também! Essa é a proposta da segunda edição do Zons Kids, que acontece nesse sábado, dia 3, às 16 horas. Música boa em show para a criançada, oficinas, roda de capoeira, teatro, brinquedos, e muito mais é o que espera quem for para esse evento que acontece na Reciclaria. Nessa programação bacana, show da banda “A Casa do Zé”, com um repertório de músicas infantis, com cantigas populares e folclóricas.

Tem ainda grupo teatral “Água Mole e pedra dura”, roda de capoeira com o grupo Camará de crianças e oficina de pratos divertidos, com Débora Bahia. Os ingressos para o Zons Kids podem ser adquiridos online pelo site www.eventick.com.br/zonskids2015, por R$ 25 até o dia do evento. Crianças não pagam. A Reciclaria está localizada na Av. José Menezes Prudente, 97, localizada no bairro Aeroporto, em Aracaju.

FESTIVAL KIDS AJU
O sábado e o domingo acontece o Festival Kids Aju. Comidinhas gostosas, cinema, funcional kids, oficina de doces e de culinária, recreação e brincadeiras, moda (com direito a desfiles), beleza, decoração e muito mais. O Festival acontece dias 3 e 4, das 15h às 22 horas, na rua Orlando Magalhães Maia, atrás da livraria Escariz da Av. Jorge Amado, no Garcia. O acesso é livre, mas quem quiser colaborar pode doar alimentos não-perecíveis.

DOMINGO DE TEATRO
E, domingo, a Temporada Mariano traz de volta ao palco do Teatro Lourival Baptista o espetáculo “Boi de Barro Fragmentos”. A peça é caracterizada por abordar diversos elementos de grupos folclóricos da cultura nordestina. O monólogo é dirigido e encenado pelo ator, César Leite, e começa às 17 horas. Ingresso ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Não disse que estava legal. Aposto que ficou na dúvida do que curtir, não é?

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Etiquetas de roupa: lançada cartilha para orientar consumidores

$
0
0
Pode ser que você nunca tenha passado por problema desse tipo. Mas são mais comuns do que se imagina as reações alérgicas causadas por certos tipos de fibra contidas em tecidos de roupa. Também não são raros acidentes em crianças causados por adereços – como tachinhas, botões ou cordões, por exemplo – presentes em peças de vestuários. Foi com o objetivo de orientar os consumidores sobre a importância de verificar as informações contidas na etiqueta têxtil, que vem afixada em todas as peças de roupa, de cama e banho, que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) lançou recentemente uma cartilha.

De maneira bem didática e fácil de entender, a publicação ressalta que o consumidor deve estar atento ao comprar os produtos têxteis, especialmente no que diz respeito à origem e à composição (visando prevenir reações alérgicas causadas por determinadas fibras ou filamentos). A cartilha traz observações ainda quanto aos cuidados com a sua conservação e, principalmente, como se deve estar alerta quanto à segurança infantil. Cordões, botões, zíper e até pedrinhas, lantejoulas e outros enfeites, apesar de tornar o produto esteticamente mais atraente, podem representar um perigo às crianças, em particular àquelas com até três anos, com riscos de sufocamento e até de morte.

Por lei, as informações contidas na etiqueta de roupas, travesseiros, colchões, almofadas e toalhas de mesa são obrigatórias e devem estar sempre à vista do consumidor. O entendimento, porém, nem sempre é dos mais fáceis, principalmente por conta dos símbolos. “A cartilha ajuda o consumidor a entender melhor a simbologia relacionada aos modos de conservação do produto e a fazer escolhas mais adequadas, preservando sua roupa, sua saúde e o seu bolso, pois evita que ele leve ‘gato por lebre’. O mesmo raciocínio é aplicável ao setor produtivo. Com a presença da etiqueta e a confiança nas informações nela contidas, monitorada por ações rotineiras de fiscalização, o risco de fraude diminui, preservando o ambiente de concorrência justa entre as empresas. A etiqueta também é a garantia do produto, caso precise trocá-lo por defeito ou por apresentar falhas após a lavagem, como encolhimento ou manchas”, destacou Adelgicio Leite, especialista na área têxtil da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade, do Inmetro.

Todas as etiquetas devem apresentar o nome ou razão social ou marca registrada do fabricante, a identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador (CNPJ), país de origem, nome das fibras ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em porcentagem, uma indicação de tamanho e, pelo menos, os cinco principais tratamentos de conservação do produto têxtil, por meio de símbolos e/ou texto.

Registros de acidentes
Entre as principais dicas da cartilha está o alerta para os perigos que algumas peças oferecem às crianças. Nos Estados Unidos, segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (Consumer Produtc Safety Commission – CPSC) foram registrados, entre os anos de 1985 e 2011, 110 acidentes envolvendo vestuário infantil, sendo que oito levaram à morte.

Aqui no Brasil, infelizmente, ainda não há registro específico sobre acidentes com vestuário, mas dados do Datasus de 2011 mostram que mais de 500 crianças foram hospitalizadas, vítimas de acidentes em parquinhos. A principal causa de morte de bebês de até um ano de idade é sufocamento. Segundo especialistas, parte dos acidentes foi causada por acessórios em camisas, por exemplo, como os cordões. Portanto, é fundamental que a gente esteja atenta a isso e a cartilha é um instrumento bem bacana para isso. Ela pode ser acessada facilmente nesse link. O Inmetro vai fazer uma campanha nacional de conscientização destes perigos junto a escolas do ensino infantil, ONGs e entidades de defesa do consumidor. Gostei muito dessa iniciativa.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Dia das Crianças: livro é ótima opção de presente

$
0
0
Menos de uma semana para o Dia das Crianças. Tem chovido pedidos de presentes por aí?? O apelo é grande, não é gente! Procuro não focar nisso. Acho que presente a gente pode dar quando sentir vontade e quando puder, principalmente.  Livros, mesmo, para mim é sempre uma das primeiras opções quando penso em presentear criança. É um presente que abre muitas possibilidades para o presenteado.

Hoje dou duas dicas de livros bíblicos para a garotada. São dois lançamentos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para o Dia das Crianças que prometem encantar o pequeno leitor. “99 Histórias da Bíblia” e “Dossiê dos Personagens Bíblicos” reúnem belas narrativas da Bíblia e buscam despertar o interesse do público infantil por essas histórias.

99 Histórias da Bíblia– Este livro reúne uma seleção das mais queridas e belas histórias da Bíblia – desde a criação do universo, passando pelas histórias de Adão e Noé, até o nascimento de Jesus, seus milagres e sua ressurreição. São 99 narrativas, apresentadas em página dupla, com ilustrações divertidas e cativantes, que prenderão a atenção da criança.
Dossiê dos Personagens Bíblicos– Enigmas, curiosidades e atividades fazem com que este livro desperte o interesse das crianças em conhecer mais sobre a Bíblia. Com Ilustrações modernas, de uma forma lúdica e divertida, traz informações sobre 20 personagens bíblicos. Rica em detalhes, a publicação instiga a percepção do leitor, exigindo concentração para examinar os arquivos e conhecer os fatos, provas, pistas e históricos de alguns dos personagens mais misteriosos da Bíblia Sagrada.




Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Faça a festa: Pirata é a inspiração

$
0
0
Ele tem cara de mau e leva medo aos sete mares. Mas nas festas infantis, o Pirata é um dos temas que sempre marcam presença. E, cá pra nós, fica lindo!! Baús de madeira, caveira, moedas de ouro, mapas, navio assustador, ossos são alguns dos elementos que compõem a decoração de uma festa de Pirata.

O Conversinha de Mãe traz hoje algumas inspirações para quem está pensando em decorar a festa do pequeno com esse tema. O Pinterest foi a fonte de nosso garimpo. Confiram:
Mesas temáticas em vários estilos


Detalhes que fazem toda diferença
Cupcakes com os ganchos do vilão dos Sete Mares
Sacolinhas em juta com as lembrancinhas enfeitam o baú
Caveirinhas, tapa olho, moedas e redes
compõem a decoração
Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Article 1

$
0
0
Agendinha Kids: Fim de Semana das Crianças

Preparados? Então lá vai: 3... 2... 1... a diversão vai começar, porque o fim de semana prolongado da criança vai começar. Nós, fazemos a nossa parte e apresentamos muitas opções. E se prepare, porque são muitas mesmo. Ah, e tem opções 0800, para quem está com o orçamento apertado, viu! Tem Festival de Cinema Infantil, tem feira de troca de brinquedos, tem cinema, contação de história, teatro e muita, muita brincadeira. Podemos começar? Então é só dar start.

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA INFANTIL

O mês de outubro está recheado de atividades na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa). Separamos algumas delas para que você possa aproveitar hoje e nos próximos dias. Está bem legal.

09/10 – sexta-feira

- Projeto 1,2,3...era uma vez – Histórias que os bichos contam. – às 9h

- Oficina de brinquedo com sucata: Confecção de Pega Bola – 15h
Para crianças a partir dos seis anos, em turma com no máximo 25 crianças

13/10 – terça-feira

Projeto Teia Literária – Contos de Disney – às 9h e 15h

14/10 – quarta-feira

Teatro Infantil com o “Grupo Teatral Emaranhados”
Meu boneco querido. Baseado na obra de Maria Cristina Furtado

Local: Auditório da Biblioteca Epifânio Dória

FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS

Nesses dias que antecedem o Dia das Crianças, o que a gente mais ouve falar é em compras, compras, compras de presente. Claro que presente é bom, mas às vezes (ou quase sempre) há um exagero no estímulo ao consumismo. Para fugir disso, uma sugestão é a Feira de Troca de Brinquedo, uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão. Essas feiras são um bom exercício de desapego e ajudam a contribuir na formação de valores menos materialistas em tempos de consumismo.

Nesse domingo, dia 11, véspera do Dia da Criança, em parceria com o Instituto Alana, a Ong Sahude junta-se a centenas de instituições no país que estão promovendo as Feiras de Trocas no mês de outubro e realiza uma em Aracaju. A feira vai acontecer, às 15h30, no Parque da Sementeira. É uma excelente oportunidade de as crianças terem brinquedos novos, sem precisar gastar R$.

A criança leva para a feira aqueles brinquedos que já não tem tanta graça para ela, mas que podem ser uma novidade e tanto para outras crianças. Na feira há exclusivamente troca, não devendo haver compra ou venda de produtos.

SHOPPINGS COM MUITA DIVERSÃO

A Semana da Criança nos shoppings tem várias programações bem legais para aproveitar com a garotada. O Conversinha de Mãetraz isso tudo detalhadinho pra vocês só se preocuparem em se divertir.

Shopping Prêmio

“Ler, brincar e criar, coisa melhor não há” é o tema da Semana da Criança do Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro. A programação acontece na praça de eventos do centro de compras:

09/10 - sexta-feira

- Oficina de máscara (EVA), das 14h às 17h

- Brincadeiras, das 17h às 19h

10/10 - sábado

- Oficina de porta lápis com CD, das 14h às 17h

- Brincadeiras (tiaras com laço), das 17h às 19h

11/10 - domingo

- Tatuagens de bichinhos com gliter, das 14h às 17h

- Brincadeiras, das 17h às 19h

12/10 - segunda

- Tatuagens de bichinhos com glitter e maquiagem para meninas, das 14h às 17h

- Brincadeiras, das 17h às 19h

No sábado tem ainda contação de história. No sábado, domingo e segunda tem desfile de personagens infantis como Galinha Pintadinha, Barata, Minion, Turma da Frozen, Peppa, Bob Esponja e Thor. No domingo será encenada a peça teatral “O Gato de Botas” e na segunda, “A Bela e a Fera”, com atores do Grupo Raízes. As apresentações acontecem sempre às 18h.

Shopping Jardins

A programação do Jardim Encantado do Shopping Jardins continua esse final de semana para presentear a criançada. No sábado, dia 10, tem espetáculo teatral “Chapeuzinho Vermelho”, com o grupo cearense Blitz Kids, a partir das 16 horas. No domingo, a trupe interpreta “A Bela Adormecida”. Logo após as apresentações, as protagonistas dos musicais encontram-se com a criançada na Praça de Alimentação Arcos às 17 horas, para animadas sessões de fotos. O Jardim Encantado está instalado na Praça de Eventos 2, próximo ao Banese.

Na segunda, Dia das Crianças, será encenado o espetáculo “Frozen”. Quem for assistir depois poderá tirar fotos com as personagens Ana e Elsa. E encerrando o dia dedicado aos pequenos, acontece o Encontro de Princesas, das 19h às 21h, na praça Jardins.

De hoje até domingo, continua a programação do Espaço Jardins Kids, instalado ao lado da Portaria D, próximo à Riachuelo. Hoje, o grupo teatral Raízes apresenta um espetáculo incrível, repleto de alegria e fantasia. No sábado, 10, a atração fica por conta dos truques de Robert – O ilusionista e, no domingo, 11, quem comanda a diversão é o grupo musical Bambalão. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 18 horas.

Antes, a criançada tem encontros marcados com personagens de contos infantis. No sábado, às 14 horas, a Vovó da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau visitam o Espaço Kids e promovem uma animada sessão de fotos. No domingo, os clicks serão com as fadinhas da Bela Adormecida e, na segunda-feira, 12, Olaf e o príncipe de Frozen dividirão os flashes com a petizada.

RioMar Aracaju

A Divertilândia continua no RioMar Aracaju nesse final de semana. Os pequenos expectadores que forem ao shopping nesses dias vão poder assistir ao espetáculo musical “A Fábrica da Alegria”, que será encenado hoje, domingo e segunda, às 17 horas, na Praça Central do centro de compras. O espetáculo, encenado pela trupe Brinquedolê, traz muitas canções, histórias narradas, manifestações folclóricas e teatro de fantoches. Imperdível!

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL

Começa hoje mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) em Aracaju. Uma grande festa de abertura foi preparada para amanhã, sábado, a partir das 9 horas. Palhaços, brincadeiras, músicas farão a festa no hall do Cinemark Jardins. Os filmes do festival serão exibidos nas nove salas de cinema do complexo desse shopping. O ingresso para o Fici custa R$ 9,00. Nas sessões do sábado de manhã, o ingresso terá um desconto e custará R$ 5.

Confira a programação completa:

09/10 – sexta-feira

9h30 - Canção no Oceano (O pequeno jornalista)

           Shana e a Canção do Lobo

10h30 - Te vi na tv

10h45 - Bob Esponja: um héroi fora d’água

            Caminhando com os Dinossauros

12h30 – 9x Animação

14h00 - Canção no Oceano (O pequeno jornalista)

             Mostra Novos Jovens – sessão de curtas

14h30 - Lola e a Ervilha

16h30 - Os Boxtrolls

17h30 – 9x animação

18h30 - Caminhando com os Dinossauros


10/10 - sábado

10h30 – 12h30 - Abertura do Festival – exibição simultânea de filmes da programação

Labirinto - O Desafio Final

Asterix e o Domínio dos Deuses

Canção do Oceano

Pequenos que nem Você

13h00 - Labirinto o Desafio Final

13h30 - Anima Mundi para Crianças

14h30 - Bichos de São Nicolau

15h00 - O Segredo dos Diamantes

15h30 - Canção do Oceano

16h30 - O Passarinho Amarelo

17h30 - Labirinto, o Desafio Final

18h30 - Asterix e o Domínio dos Deuses


11/10 - domingo

10h30 - Minúsculos – O Filme

10h45 - Mansão Mágica

             Bob Esponja: Um herói fora d’água

11h00 - Pequenos que nem você

11h30 - Anima Mundi para Crianças

12h30 - Um time show de bola

13h00 - 9x animação

13h30 - A Ilha dos Segredos

14h30 - Minúsculos – O Filme

15h00 - As Aventuras do Avião Vermelho

15h30 - Os Moomis da Riviera

16h30 - Asterix e o Domínio dos Deuses

17h30 - Canção no Oceano

18h30 - Os Boxtrolls


12/10 – Segunda-feira

10h30 - Bob Esponja: Um herói fora d’água

10h45 - Caminhando com os Dinossauros

             A Lenda de Oz

11h00 - O Segredo de Kells

11h30 - Pequenos que nem Você

12h30 - Tinker Bell e o Mostro da Terra do Nunca

13h00 - Pequenos que nem você

13h30 - Te vi na TV

14h30 - Divertidamente

15h00 - Canção do Oceano

15h30 - Menino Maluquinho, o filme

16h30 - Operação Big Hero

17h30 - O Mundo dos Pequeninos

18h30 - Asterix e o Domínio dos Deuses

DIA DE TODAS AS CRIANÇAS

Estava pensando em aproveitar o Dia das Crianças num local ao ar livre, com muita brincadeira, crianças correndo pra lá e pra cá? Então já sei onde você vai poder aproveitar tudo desse jeito. O “Dia de Todas as Crianças”, evento promovido pelo Governo de Sergipe para comemorar a data, foi pensado pra ter tudo isso. O Parque da Cidade será o cenário dessa festa que terá muita pipoca, picolé, algodão doce, brincadeiras, arte, cidadania e ações solidárias, no dia 12. A estimativa da organização é que sejam recebidas durante o evento, no intervalo das 8h às 16h30, cerca de 10 mil crianças de todas as escolas da rede estadual de ensino e de comunidades.

Para garantir que tudo ocorra bem, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil farão a segurança no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestará suporte ao evento com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e apoio administrativo.

A programação é bem vasta: atrações locais, artistas sergipanos, animadores, palhaços, brincadeiras e jogos infantis, tirolesa, futebol de sabão, práticas esportivas e muitas outras atividades para fazer a alegria da criançada, incluindo a realização de oficinas promovidas por diversas secretarias. No palco e no circo serão apresentadas atrações desenvolvidas por mais de 400 alunos das escolas da rede pública estadual, entre espetáculos de dança, música, teatro, hip-hop, manifestações folclóricas e capoeira. Toda a programação é gratuita e as crianças devem estar devidamente acompanhadas por seus responsáveis maiores de 18 anos. A programação completa pode ser conferida aqui.

Foram tantas opções que aposto que você agora está indeciso. Mas é só escolher e se programar.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Dicas de aplicativos para se divertir e aprender no Dia das Crianças *

$
0
0
Smartphones e tablets não são mais aparelhos exclusivos para adultos. A telinha eletrônica encanta também as crianças, que estão sempre à procura de novidades. Muitos pais se preocupam com esse contato precoce entre seus filhos e a tecnologia, mas o mundo digital pode trazer muitos ensinamentos aos pequenos, desde que utilizado de forma correta.

Aproveitando o Dia das Crianças, preparamos uma lista de aplicativos gratuitos que, além de entreter, também estimulam o desenvolvimento do público infantil:

Timokids: O aplicativo traz histórias e jogos socioeducativos ilustrados em 3D, narrados e legendados em quatro idiomas. Todas as histórias passam por análises de psicólogos e tratam de temas que fazem parte do cotidiano das crianças, como medos, brincadeiras, convívio na escola, entre outros. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Arqueólogo – Ice Age: O aplicativo ensina tudo sobre o mundo dos dinossauros. Disponibiliza jogos e informações sobre o animal extinto, despertando a curiosidade dos pequenos. O app está disponível para Android e iOS.

Drawing Desk: A proposta do aplicativo é transformar a tela do celular ou tablet em uma mesa de desenho. Com quatro modos disponíveis, as crianças têm a oportunidade de exercitar a criatividade e se divertir com as cores, efeitos e recursos oferecidos. O app está disponível para Android e iOS.

Toca Kitchen 2: Neste aplicativo, as crianças se divertem enquanto aprendem sobre alimentos e culinária. Não há regras na cozinha do jogo, a criança pode testar todas as combinações possíveis de ingredientes e observar as reações dos convidados. O app está disponível para Android e iOS.

Sons de Animais: Voltado para crianças de até 4 anos, o jogo estimula o aprendizado dos sons de animais. Simples e intuitivo, a criança pode se divertir e conhecer os sons de 80 bichinhos. O app está disponível para Android e iOS.

Vale destacar aqui que a tecnologia pode ser uma aliada na educação dos pequenos, basta saber escolher os melhores aplicativos e mergulhar no universo infantil.


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

*Por Fabiany Lima, mãe de gêmeas, escritora de livros infantis e criadora do aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

Por que dizer não é tão importante na criação dos filhos

$
0
0

Educar filho só é fácil quando é dos outros. Às vezes olhando a criação nas famílias alheias parece ser tão simples (especialmente quando não se tem filhos), mas quando somos nós que estamos na pele de mãe e pai a coisa é tãããão diferente. Por isso que a gente diz tanto que ser mãe é pagar a língua. E uma das coisas mais difíceis, pode ter certeza, é saber dizer não.

Cada dia mais a gente tem visto os danos que a falta de alguns “nãos” tem causado. Às vezes fico tão triste quando vejo tantos pequenos tiranos crescendo. Crianças sem limites, pais sem coragem de dizer não. Essa vida da gente anda tão louca que muitas vezes paro para pensar e vejo, em pequenas coisas do dia a dia (meu e de outras pessoas), como muitas vezes está tudo fora da ordem.

Às vezes é muita teoria e prática tão longe disso. É tanto tempo dedicado a “buscar o melhor para nossos filhos, nossa família” e cada vez menos tempo para estar ao lado deles. E com essa escassez de tempo o pouco que resta acaba dando espaço para muita permissividade. Mas será mesmo que o “não” tem tanta importância na criação dos filhos?

Acho que a frase da pesquisadora em desenvolvimento infantil Selma Fraiberg resume bem essa dúvida: “Uma criança sem disciplina é uma criança que não se sente amada”. A disciplina é fundamental para as crianças. Faz parte do seu processo de formação. E o não tem um papel essencial nesse processo. Mas isso não significa que tudo seja assim tão fácil. Muito pelo contrário! Exige muita persistência, paciência, continuidade e firmeza.

Acrescente a essa lista uniformidade de comando. Sabe quando tem um “sim” de um dos pais e um “não” do outro? Aí já sabe, a criança vai levar em conta aquela resposta que foi a mais agradável para ela. Especialistas dizem que não existe idade para começar a disciplinar as crianças, porque disciplina não é castigo, e sim ensinamento. Cada etapa do desenvolvimento exige um conhecimento daquilo que a criança pode ou não fazer. Quando um bebê engatinha na direção de uma mesa de vidro, ou para a sacada, ou para a cozinha, e olha para traz buscando o rosto da mãe ou do pai, ela sabe que de lá virá o comando de que aquilo não é permitido.

Realmente, dizer “não” é uma tarefa difícil. Dúvidas, muitas dúvidas nos cercam nos momentos que precisamos tomar essa decisão. É importante que isso seja decidido entre os pais, sem exageros, mas também sem frouxidão. Bem na base daquele ditado de que “nem tanto ao céu, nem tanto à terra”. E mesmo o “não” deve passar tranquilidade à criança e não temor aos pais. Por isso é importante que essa negativa venha sempre acompanhada de uma explicação do porquê dela.

Dessa forma, a criança pode até não concordar, mas ela terá segurança, a certeza de que tem na figura dos pais um porto seguro e, assim, esse “não” ganha essa característica de ferramenta fundamental no desenvolvimento da criança, sem traumas, sem estresses desnecessários e desgastes na relação. Mas tudo é um processo, nada é fácil. Tudo é uma construção. E que a gente não perca de vista que “não” é também uma (grande) demonstração de amor.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae
           

Com informações do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP

Inmetro proíbe customização de chupetas e mamadeiras

$
0
0
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proibiu a confecção, importação, distribuição e a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos  customizados. Não poderão ser alteradas as características originais do produto certificado com a fixação de partes pequenas como cristais, pérolas, miçangas e adereços em geral.

Também está proibida a pintura de elementos decorativos e alteração da cor do produto. Os fornecedores responsáveis deverão recolher os itens customizados do mercado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e está em vigor desde ontem, dia 15, em todo o país.

Segundo o Inmetro, os processos de customização podem comprometer a segurança dos usuários, expondo-os a potenciais riscos de asfixia pela aspiração ou ingestão de partes pequenas adicionadas aos produtos.

Toda chupeta, mamadeira e bico de mamadeira comercializados no país devem atender aos requisitos mínimos de segurança definidos em regulamentação técnica. A dificuldade de antever todos os possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas e alterações na forma de comercialização levou o órgão a proibir a fabricação dos produtos com essas partes pequenas.

Para a edição da portaria, em maio, o Inmetro abriu consulta pública e colheu relatos e contribuições sobre o uso desses produtos. Segundo o instituto, os estabelecimentos (lojas físicas e virtuais) onde forem encontradas irregularidades estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Fica o alerta aí, mamães! Pode até ser bonito, mas devemos zelar pela segurança dos nossos bebês.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte: Agência Brasil

Museu da Bíblia promove concurso “Pintando o Natal”

$
0
0
Atenção garotada de 4 a 12 anos. Mais um ano e o Museu da Bíblia (MuBi) promove o concurso “Pintando o Natal”. Esta é a 12ª edição do concurso que tem como objetivo despertar no público infantil o interesse pela mensagem bíblica e estimular a reflexão sobre temas do cristianismo. Este ano, o tema a ser retratado pela garotada será “Para você, como é o Natal?”.

O 12º Concurso “Pintando o Natal” premiará desenhos em três categorias (4 a 6 anos, 7 a 9 anos e 10 a 12 anos). Os vencedores receberão kits de publicações bíblicas e terão suas criações expostas no MuBi e publicadas na revista A Bíblia no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro. Os desenhos podem ser entregues pessoalmente no MuBi ou enviados por correio para o seguinte endereço:

Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
CEP 06414-007 – Barueri – SP

Os resultados serão divulgados em 13 de dezembro, durante a celebração pelo Dia da Bíblia, no Centro de Eventos de Barueri, onde está localizado o MuBi. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4168-6225 ou pelo email museu@sbb.org.br

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Faça a festa: Meios de transporte

$
0
0
Carrinhos, caminhões, barco, balão, helicóptero, cones, placas de sinalização, autopistas... Tudo isso pode deixar linda a decoração do aniversário do seu pequeno (e pequena também. Por que não?) numa festa com o tema Meios de Transporte.

Hoje, o Conversinha de Mãe traz algumas ideias com esse tema para inspirar quem já vinha pensando em decorar com esses elementos ou mesmo fazer quem nunca pensou nele se apaixonar e mudar de ideia.

Decoração e detalhes feitos pela Trioleti:

As opções de bolo são muitas. Cada uma mais linda que outra.
Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Teleton 2015: maratona da solidariedade começa na sexta-feira

$
0
0
Mais uma edição da grande maratona da solidariedade começa nessa sexta-feira, dia 23. Esse ano, o Teleton será realizado com a meta de arrecadar R$ 26 milhões. Esta é a 18ª do programa e contará com mais de 200 artistas. O valor arrecadado agora em 2015 terá como destino a manutenção e sustentabilidade das unidades da AACD já instaladas em sete estados brasileiros. O recurso também será empregado em pesquisas de reabilitação que tragam tecnologia e conhecimento para a capacitação de profissionais.

Serão mais de 24 horas de programação ao vivo na emissora de TV SBT, onde artistas, personalidades, assistidos e familiares de assistidos mostrarão resultados do trabalho da AACD, entidade beneficiada no Brasil pelo Teleton. A maratona começa às 22h30 do sexta-feira, dia 23, até o início da madrugada de domingo. No ano passado, a AACD realizou cerca de 1,4 milhão de atendimentos. Em 2014 a meta de arrecadação também era R$ 26 milhões, mas ultrapassou, chegando a mais de R$ 30 milhões.
Para participar é fácil. Veja como:

Para doar R$ 5,00, ligue: 0500 12345 05

Para doar R$ 15, ligue: 0500 12345 15

Se quiser R$ 30, ligue: 0500 12345 30

Para doar outros valores basta ligar no 0800 775 2015 ou pelo site www.teleton.org.br

Para doar mais de R$ 1 mil, a ligação deve ser feita através do 0800 818 1000

Vamos doar?

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Botando a garotada para correr

$
0
0


A turminha já pode preparar o tênis, o protetor solar e muita disposição, porque domingo o Circuito Caixa de Maratoninha será realizado em Aracaju. Essa é a maior competição de corrida infantil do país. A prova, que será realizada no estacionamento da orlinha da Coroa do Meio, terá a largada às 8h e contará com a presença do ex-atleta olímpico Edson Luciano, como padrinho. Crianças de projetos sociais e esportivos, e de escolas públicas participarão da disputa, que premiará os vencedores de cada bateria com uma bicicleta. Todos os corredores receberão medalha de participação.

Para participar da Maratoninha, as crianças precisam ter entre 6 e 12 anos. A competição também abre espaço para jovens com deficiência. A prova será realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 6 a 8 anos; entre 9 e 10 anos; e entre 11 e 12 anos. Os jovens com deficiência participarão de provas de 100 metros com idade até 12 anos.

O objetivo do Circuito CAIXA de Maratoninha é promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a inclusão social de crianças e jovens, de menor renda, por meio do esporte. Além disso, o evento pretende proporcionar lazer e integração, entre as comunidades participantes, e difundir a prática do atletismo. Todos os participantes receberão um kit da competição (camiseta e boné), boneco Poupançudo, lanche e medalhas ao final do evento.

Padrinho da prova, o ex-atleta olímpico Edson Luciano possui um currículo inspirador para as crianças. Ele, que já foi considerado um dos mais perfeitos atletas de revezamento do atletismo brasileiro, conquistou bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA – 1996); prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália – 2000); ouro nos Jogos Panamericanos de Winnipeg (Canadá – 1999); ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo (República Dominicana – 2003); entre outras conquistas.

Fica a dica do Conversinha de Mãe para os nossos pequenos atletas.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Agendinha Kids: tem Mundo Bita no final de semana

$
0
0
O sol já vai ter nascido lá na fazendinha, toda turma já vai ter viajado pelo safári, ido até os pólos e convidado a criançada para uma festa na floresta, mas no sábado e domingo a turma do Mundo Bita tem destino certo: o Shopping Jardins. Essa é apenas uma das atrações culturais da nossa Agendinha Kids para esse final de semana. Aproveitem nossas dicas e se divirta muito!

MUNDO BITA NO JARDIM ENCANTADO

Ah, há muito sou encantada por essa turminha composta pelo Bita, Tito, Lila e Dan (talvez até mais que as meninas, podem me julgar!). Não contive a alegria ao saber que a turma do Mundo Bita estaria aqui em Aracaju apresentando esse espetáculo e só pensava em compartilhar com vocês. Pois é. A turminha encerra com chave de ouro programação do Jardim Encantado do Shopping Jardins, que trouxe muitas atrações legais para a criançada no mês de outubro.

O show acontece às 16 horas, na praça de Eventos 2 do shopping, onde tem acontecido os espetáculos do Jardim Encantado. Sucesso no canal Discovery Kids e nas redes sociais, o quarteto promete surpreender o público com um espetáculo musical e interativo, que tem a proposta de educar brincando. Espero que ele cante muito as músicas do novo DVD – “Bita e o nosso dia” – que tem canções muito legais sobre atividades diárias da criança.

O Mundo Bita é uma criação da pernambucana Mr. Plot Produções e suas histórias conquistaram o Brasil por conta das animações exibidas pelo canal Discovery Kids e, também, na internet, tendo vídeos com mais de 15 milhões de acessos. Agora, Bita e sua turma ganham os palcos de todo o Brasil em uma exitosa turnê que chega pela primeira vez em Aracaju. E aqui o melhor é que o show será gratuito. Então nos vemos por lá. Tem opção para sábado e domingo, viu? No mesmo horário.

AMIGOS DO SAMU NO JARDINS

A campanha “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote está até hoje no Shopping Jardins onde desenvolve ações educativas visando alertar as crianças sobre os prejuízos de passar trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A campanha é promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe. No horário das 14h às 17 horas, serão realizadas atividades lúdicas e educativas que buscam alertar a criançada e o público em geral sobre a importância do atendimento móvel de urgência e os malefícios do trote telefônico. As atividades serão realizadas pela equipe do NEP Samu Sergipe no Jardins Encantado, instalado próximo ao Banese. Se estiver passando pelo shopping nesse horário, vale a pena levar as crianças para lá. Educação é tudo. O serviço do Samu salva vida e o trote pode fazer com que pessoas que realmente precisam deixem de ser atendidas.

Foto: Nucom Instituto Banese
MUSEU DA GENTE SERGIPANA

A programação “Tempo de Criança” do Museu da Gente Sergipana, durante o mês de outubro, presenteia a criançada esse final de semana com atrações bem legais. Hoje pela manhã, às 11 horas, tem “A Biblioteca vai ao Museu”, com contação de histórias com a turma da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes “(Biafa). Já à tarde tem circuito interativo de brincadeiras, com projeto Oficina Lateiros Curupira, de Rosário do Catete. A brincadeira começa às 15 horas.

Toda a programação é gratuita e voltada para as crianças e para o público em geral. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se, e funciona de terça a sexta, das 10 às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 15h.

CINEMAS

Nos cinemas, continuam em cartaz filmes que dá para a garotada assistir. Confira as opções no Cinemark (Jardins e Riomar) e também no Cinesercla (Shopping Prêmio).

Hotel Transilvânia 2

Sequência de Hotel Transilvânia, de 2012, que acompanhava a agitada rotina do resort favorito dos principais monstros, gerenciado pelo Conde Drácula.
Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Steve Buscemi
Direção: Genndy Tartakovsky
Duração: 1h30min
Gênero: Animação
Classificação: Livre

Peter Pan

A história de como Peter Pan chegou à Terra do Nunca e fez contato com os seres mágicos que vivem no local.
Elenco: Levi Miller, Garrett Hedlund, Hugh Jackman
Direção: Joe Wright
Duração: 1h51min
Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos

OFICINA DE CULINÁRIA

Essa dica é para quem tem em casa criança que gosta de cozinha. O Museu da Gente Sergipana promove, dentro da programação “Tempo de Criança no Museu da Gente”, a Oficina de Culinária para crianças com Adriana Hagenbeck. Legal, não é? Acontece só na próxima sexta-feira, dia 30, às 14 horas, mas as inscrições já podem ser feitas através do telefone é o 3218-1551. Podem participar crianças de 6 a 12 anos.

Muita coisa boa, não é? Nos encontramos por aí. Ah, e se esbarrar em mim e minhas pequenas por aí, nos aborde e vamos ter uma boa conversinha de mãe.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Entrevista: um pouco mais do maravilhoso mundo do Bita

$
0
0
Quase encerrando o mês delas, as crianças sergipanas foram presenteadas com o show inédito do Bita no Estado. O gordinho simpático, de bigode e cabelo laranja, junto com seus amigos Lila, Tito e Dan, tem encantado a criançada com suas músicas conhecidas em todo Brasil. Aliás, crianças só não. No primeiro show realizado aqui no shopping Jardins o que mais se viu foram mamães e papais cantando empolgados as músicas (eu que o diga rsrsrs). O Conversinha de Mãe aproveitou a vinda deles aqui para conversar com o produtor licenciado do Mundo Bita para a região Nordeste e Norte, Pedro Toscano, que contou um pouco mais sobre o surgimento desse projeto levado famílias a lotarem os shows por todo país e curtirem os três DVDs já lançados – “Bita e os Animais”, “Bita e as Brincadeiras” e agora “Bita e o nosso dia”.

- Como e de quem surgiu a ideia do projeto do Mundo Bita?
Surgiu como muitas coisas boas surgem: de forma despretensiosa, de um desenho que o Chaps Melo (diretor da Mr.Plot produtora do Bita) havia feio para sua filha. Depois tudo foi surgindo através de conversa entre os sócios, os aplicativos, os DVDs e agora o show. Isso há três anos.

- Você é o produtor licenciado do Bita para a Nordeste. Como tem sido a receptividade ao personagem?
A nossa empresa, a OBBA Produções, é a licenciada na região Norte e Nordeste para Show do Bita e o Mundo Bita, que é um projeto maior que temos para shopping. O Mundo Bita engloba não só o show, mas brincadeiras lúdicas e intervenção de monitores, além do curta-metragem, que está no novo DVD, o Bita e o Nosso Dia. A receptividade nos shows tem sido cada vez maior, tem nos surpreendido. Já passamos com ele pelas capitais Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e agora Aracaju.

- E há projetos de partir para outras capitais e cidades dessas regiões?
Estamos com proposta para João Pessoa (PB) e Maceió (AL) e estamos negociando Teresina (PI), além de voltar em outras capitais. Em Salvador e Fortaleza nós já fizemos o Show do Bita, mas eles já querem que voltemos com o projeto maior, o Mundo Bita. E sempre vem nos surpreendendo bastante. Em Salvador tivemos o primeiro impacto, porque foi o primeiro show aberto ao público fora de Recife (cidade de onde são os idealizadores desse projeto), onde tivemos 2.500 pessoas por dia no meio do shopping. Acabamos de voltar de Fortaleza e foi de 2.500 a 3 mil pessoas também no shopping. E em Recife, nos dois finais de semana antes do Dia das Crianças, fizemos oito sessões com capacidade para 700 pessoas, cobrando ingresso, e tivemos todas lotadas. Portanto, a gente vem se surpreendendo cada vez mais com o Bita.
Show do Bita em Aracaju: shopping lotado de famílias para assistir apresentação
- Qual o grande diferencial do Bita que tem atraído tantas crianças e também famílias aos shows?
Eu costumo dizer que, além de um desenho animado e um personagem muito bem feito, as faixas do DVD têm o caráter lúdico de estar sempre educando as crianças, que acho que é peça fundamental do Bita, e todo trabalho, além de ser feito com muito carinho e amor – porque o Chaps Melo desenvolveu ele para a própria filha inicialmente –, tem uma dedicação artística muito forte. Os músicos que tocam são excepcionais, as letras são letras que trazem algo a mais para a criança e não só uma brincadeira qualquer.

E são músicas suaves, mas extremamente envolventes, não só para as crianças...
Eu percebo que a suavidade do Bita pega não só as crianças, mas os pais, as famílias. Você vê no show crianças de meses que estão interagindo mais com as cores e o som do que com o personagem em si e a mãe cantando todas as músicas. Então ele interage com a família toda.

O que a gente pode esperar de novidades?
Sempre algo inovador. O primeiro DVD do Bita falava sobre os animais, o segundo, as brincadeiras lúdicas, o terceiro – Bita e o Nosso Dia – falando do que há no dia a dia que a criança deve fazer. Então, surpresas vêm por aí.

O Conversinha de Mãe agradece a atenção da produção do show e ao marketing do Shopping Jardins, por ter viabilizado essa entrevista para os leitores do blog.

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Engasgo: o susto e a necessidade de ajudar a criança

$
0
0
Já falei sobre esse tema algumas vezes aqui no blog, mas hoje, diante do que passamos aqui em casa, escrevo com ainda mais vontade de alertar e ajudar outras mamães e papais a não passarem por esse susto. Rebeca, minha filha mais nova, está com 2 anos e 11 meses. Gosta muito de jujuba. Sempre comeu, sem nenhum problema. Hoje, ganhou um pacotinho da avó. Depois do almoço, pediu algumas. Tinha comido 3, que geralmente é a quota dela por dia, mas ficou cheia de discurso pedindo mais uma ao pai. Ele deu. Pouco temo depois a gente só escuta ela engulhando. Não estava perto de mim. E quando perguntei o que era e levantei do sofá para ver só escuto ela tossindo e meu marido vindo com a jujuba que ela tinha engolido e ficado engasgada.

Foi tudo muito rápido, mas tempo suficiente para ficar aflita, assustada, pensando o que fazer com ela engasgada. Graças a Deus, não foi nem preciso fazer aquelas manobras de desengasgamento que a gente vê em matérias na TV e em vídeos na internet. Meu marido só pegou ela e deu um tapinha nas costas e ela cuspiu, antes que ele precisasse deitar seu corpo com a cabeça para baixo, para poder colocar pra fora a jujuba.

Mas é sempre bom saber o que fazer nesses casos. Vocês sabiam que a sufocação causada pelo engasgamento é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de bebês até um ano de idade? Mas esse risco continua grande até os quatro anos, porque é quando a criança fica muito exposta a esse perigo por causa da fase de exploração das coisas ao seu redor por meio dos sentidos.

Então, além de muita atenção, é importante alguns cuidados. Determinados objetos são um risco iminente estando próximo ou ao alcance de bebês e crianças. Na lista deles, moedas, grãos (como milho, amendoim e feijão), pequenas baterias, como as de brinquedos, e até mesmo alguns alimentos. A jujuba, por exemplo, outros tipos de bala, pipoca (que já tivemos por aqui também experiência desesperadora com ela), além de frutas, como uva, acerola, pitanga são alguns alimentos que requerem muita supervisão enquanto os pequenos comem, pelo perigo de se engasgarem e ficarem sufocados.

Mas, o que fazer quando a criança engasga? Primeiro de tudo (tentar) manter a calma. No caso de bebês, vejam algumas dicas:

Bebê consciente
- Posicionar o bebê de bruços em cima de seu braço e efetuar 5 compressões entre as escápulas (no meio das costas).
- Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar 5 compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
- Tentar visualizar o corpo estranho. Se conseguir, tente retirá-lo delicadamente.
- Se não conseguir, repetir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital).

Bebê inconsciente
- Deitar o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz).
- Verificar se o bebê respira.
- Se o bebê não respira, efetuar 2 respirações boca-a-boca.
- Observar expansão torácica; se não visualizar movimentos respiratórios, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações. É muito importante, que, nesse caso, alguém chame o serviço de emergência (através dos telefones 192 ou 193) enquanto alguém faz as manobras.

Assista também a esse vídeo de Dr. Dráuzio Varella, onde explica como agir em engasgamento em bebês e crianças.
Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Assédio sexual contra crianças: tem que conversar

$
0
0
Acho que não teve mãe ou pai que não tivesse ficado enojado ao ler matérias sobre os comentários nas redes sociais, semana passada, depois da exibição do primeiro episódio de um programa de culinária com participação de crianças, contra uma das participantes, uma garota de apenas 12 anos de idade. A enxurrada de comentários criminosos, feitos por pessoas doentes (só podem ser!), além de fazer-nos ficar de estômago embrulhado, deu uma noção de quanto nossos filhos estão expostos, todos os dias, mesmo não estando sendo expostos numa emissora de televisão para todo país.
Ao ler várias matérias sobre o assunto e ter o desprazer de ler também os comentários desses criminosos nojentos acendeu, acendeu não, começou a ficar piscando ainda com mais intensidade a luz do alerta que nós mães e pais devemos ter para proteger nossos filhos e filhas desses maníacos. E quando digo proteger não digo colocar numa redoma não, mas envolver as crianças nessa questão, mostrando a ele que, infelizmente, vivemos num mundo com pessoas ruins, doentes, que, lamentavelmente, não querem apenas o nosso bem.

É duro dizer isso, é difícil falar assim tão claramente, mas é a (triste!) realidade em que temos vivido. Se seu filho ou filha já entende, mesmo que minimamente essa questão, é hora de conversar abertamente (no nível de entendimento dele ou dela), alertar o que pode acontecer e como agir. Minha filha mais velha tem 9 anos. Já entende muita coisa, assiste TV, vê telejornais. Não vou blindá-la dessa realidade. Claro que coisas que exploram demais esses crimes não permito que ela veja. Mas, quando acontece de estar passando alguma matéria, procuro sempre conversar, mostrar porque a gente não pode receber ajuda e presentes de estranhos, que não pode deixar outras pessoas tocarem nela, que não pode aceitar convites nem que seja pra ir só ali rapidinho. Nada disso!

Infelizmente, esse alerta, hoje em dia, não pode ser feito apenas com relação a pessoas desconhecidas. As estatísticas mostram que a grande maioria dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes tem como autor pessoas que a vítima já conhecia. Então, não é criar filhos mal-educados, que não se relacionam com as outras pessoas. No meu entendimento é precavê-los de um mal maior. Hoje, pouco me importa a opinião das outras pessoas que acharem que elas são deselegantes por não irem com todo mundo, por não aceitarem presentinhos desnecessários. Outro dia vi o depoimento de uma mãe relatando um caso de abuso num consultório médico, por um senhorzinho, daqueles que poderíamos, inocentemente, mandar nossos filhos chamarem de vovô. Mas na verdade era apenas – com o perdão da palavra – um safado travestido de bom velhinho.

Recebi esse vídeo, uma animação, com linguagem bem clara para crianças, que aborda como elas devem se se defender e saber o que são carinhos saudáveis e abuso. É um tema difícil, que nem toda mãe, pai, avós ou outros parentes e pessoas próximas das crianças têm facilidade de tocar, mas precisamos a aprender a de forma sutil, delicada e adequada começar (se ainda não começamos) ou intensificar essa que é também uma forma de educação para com nossos filhos.
O vídeo educativo foi feito pela rede Marista de Solidariedade e faz parte da campanha Defenda-se. Colorida e com uma linguagem infantil, a animação mostra situações de afeto recíproco entre crianças e adultos e os diferencia de abusos. A personagem do vídeo, Bia, também deixa clara a mensagem de sempre contar qualquer situação desse tipo para os pais ou para outra pessoa de confiança. Ela também fala para as crianças sobre o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. 

Vamos compartilhar esse post, vamos viralizar esse vídeo para que nossas crianças não continuem sendo vítimas de abusos, que muitas vezes tentam se passar como se fossem apenas “carinho”.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae
Viewing all 492 articles
Browse latest View live