Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all 492 articles
Browse latest View live

A importância de dar limites às crianças

$
0
0
Como mãe de duas meninas, que nasceram com 6 anos de diferença entre elas, sei bem o quanto tem sido diferente criar cada uma delas. Cada dia mais tenho observado as dificuldades que temos (digo temos porque eu também estou incluída) em dar limites a nossos filhos. E para mim isso é uma coisa fundamental. Vou confessar – sem medo algum de ser tachada como chata, talvez intolerante, mas com a tranquilidade de quem também sente na pele as aflições e incertezas do ser mãe – que me sinto completamente incomodada quando vejo crianças que não têm limites. Debaixo dos olhos dos pais, agem como pequenos tiranos. "Reizinhos" que existem apenas para terem suas vontades satisfeitas – e aí de quem contrariá-las.


Não vou negar, mas recentemente fiquei chocada ao assistir uma matéria num telejornal sobre o Dia dos Avós em que todos exaltavam o fato de que quem mandava em casa eram as crianças. Sim, o termo usado era mandar. Eram elas que decidiam o que podia ser visto na televisão, o que se podia fazer ou não dentro da residência, bagunçar o que estava arrumado e depois de um “eu te amo” tudo ficava bem. Claro que toda criança tenta fazer isso. Mas eu entendo que cabe a nós, pais, adultos mostrar a elas que existem limites.
Psicóloga Marília Franco
Foi pensando nisso que o Conversinha de Mãe entrevistou a psicóloga Marília de Lima Franco, especializada em psicopedagogia e neuropsicologia, para tratarmos sobre a importância de dar limites para a criança. Nessa entrevista, a profissional fala sobre como as crianças, desde as menores, entendem e aprendem a ter limites a partir do que os pais lhe ensinam, a importância do não e o quanto tudo isso, claro, é difícil para pais e mães, alguns temas que ela tratou na palestra para papais e mamães do Berçário e Escola Dona Cegonha, dentro do projeto Escola de Pais. Confiram nossa entrevista, comentem e compartilhem com outros pais.

Conversinha de Mãe - Nos dias de hoje, dar limite aos filhos é um dos grandes desafios da maternidade e da paternidade. Como fazer isso, já que as crianças parecem mais contestadoras?

Marília Franco - Colocar limites é uma maneira de ajudar a criança a modificar seu comportamento sem prejudicar sua autoestima. Consiste em determinar com clareza o que é permitido e o que é proibido. As crianças não vêm ao mundo com esse saber, é um saber adquirido, uma aprendizagem social e os pais são os principais responsáveis por ensinar-lhes esse tipo de atitude. No papel de adultos devem, com paciência, determinação, segurança e uma grande capacidade de repetir a mesma coisa tantas vezes quantas forem necessárias, fazê-las, paulatinamente, lembrar e perceber seus limites.

CdM - A partir de que idade isso já pode ser feito? A partir de que idade as crianças entendem?

MF - Para cada estágio do desenvolvimento infantil existem comportamentos e necessidades diferentes. Com a consciência disso, fica muito mais fácil para os pais se posicionarem em relação aos limites a serem trabalhados e a atuarem melhor junto a seus filhos, sempre tendo em vista atender às suas necessidades físicas, intelectuais e psicológicas. Já nos primeiros meses de vida a mãe começa a dar indícios do que é permitido e do que é proibido. Por exemplo: nessa idade é comum que o bebê morda os mamilos quando está sendo amamentado. Afastando o bebê do peito, de forma firme e carinhosa, a mãe pode deixar claro que isso a desagrada. Já é, portanto, uma regra com a qual a criança está aprendendo a respeitar outra pessoa.

CdM - Às vezes, a falta de tempo dos pais faz eles serem mais permissivos. Qual o grande perigo disso?

MF - A superproteção está muito ligada à culpa e à insegurança. Muitos pais pensam que ser bom é, literalmente, fazer tudo pela criança, estar sempre à disposição para atender tudo o que ela pede ou acha que precisa. Alguns pais não sabem dizer não e, quando o fazem, acabam voltando atrás no momento seguinte por não estarem seguros que estão certos, por não confiarem na sua capacidade de amar, de proteger bem seu filho ou ainda por não terem a certeza do momento adequado. Sem dúvida, a rotina de pais que trabalham muito é difícil, pois as crianças são insistentes, sabem defender o que desejam e nem sempre os pais dispostos para resolver tais situações.

CdM - Os pais também precisam de limites? Quais?

MF - Educar os filhos é uma tarefa complexa. Cada nova etapa do desenvolvimento da criança é um desafio à capacidade e à flexibilidade dos pais. Para os pais, a arte de educar consiste na possibilidade de crescerem junto com a criança, respeitando e acompanhando a trajetória que vai da dependência quase total do bebê para a autonomia e independência do filho já quase adulto. No entanto, muitos pais têm grandes dificuldades de em estabelecer limites para os filhos e em dar fim a discussões e a pequenas questões do dia a dia, parecendo temer essa autoridade que lhe é de direito. É necessário contar com a intuição, o bom senso, a sensibilidade, as boas intenções, a força do amor que liga aos filhos e a própria experiência de vida (seja positiva ou negativa). O medo de dizer “não” muitas vezes causa um comportamento equivocado: o de aceitar tudo que os filhos almejam, para não “errarem”. Estão assim, criando um filho sem limites.

CdM - A criança se sente mais segura com os limites?

MF - Os pais precisam fazer com que os filhos aprendam que eles têm escolhas, que podem se tornar vencedores, pessoas felizes. Mas que para chegarem a isso precisam aprender a lidar com o mundo como ele é. E isso só será possível se, no tempo certo, no momento exato e da forma correta, forem lhes aplicados os limites. Limites esses que serão os grandes responsáveis pela formação de pessoas capazes de conviver bem no meio social, de tornarem-se verdadeiros cidadãos e, principalmente, capazes de virem a ser, futuramente, tão bons pais quanto aqueles que souberam lhes colocar os limites de que necessitavam.

Espero que tenham gostado da nossa entrevista.


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Semana do Aleitamento Materno em Sergipe será aberta no sábado

$
0
0
No próximo sábado, dia 1, será aberta em Sergipe a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Esse ano, a programação realizada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep) tem como tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”. O objetivo é chamar a atenção das mães e, principalmente, da sociedade para a importância do apoio para que as mães continuem amamentando seus bebês mesmo depois que voltarem a trabalhar, com o fim da licença-maternidade.


A programação será aberta com o evento “A Hora do Mamaço”, que pelo terceiro ano consecutivo é realizado em Aracaju. Várias mães estarão reunidas, no calçadão da rua João Pessoa (próximo às lojas Americanas), às 9 horas, amamentando simultaneamente seus bebês. O objetivo é levar a sociedade a refletir sobre o tema e sensibilizar para o apoio que é necessário para que a mãe continue amamentando.

Até o dia 7 de agosto, várias atividades serão desenvolvidas, com ações educativas, mesas redondas com debates sobre ajudar a mãe que trabalha e amamenta, com a participação de profissionais de diversas áreas. A programação conta com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe (Aben/SE), blog Conversinha de Mãe e vários outros parceiros e apoiadores da causa da amamentação.

A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes, destaca os benefícios do aleitamento materno para o bebê. A pediatra ressalta que até os seis primeiros meses de vida o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê. “O leite materno é o único e mais completo alimento para o bebê durante os seis primeiros meses. Depois desse período, a amamentação deve ser mantida, se possível até os dois anos de idade da criança, complementada com outros alimentos saudáveis”, afirmou.

Benefícios
Pesquisas mostram os grandes benefícios da alimentação. Recentemente, um estudo feito pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP constatou que, dentre outros benefícios do aleitamento, ele também é responsável por menores taxas de diarreia aguda, infecções do trato respiratório, otite média e outras infecções e a menor mortalidade de crianças por essas doenças. Os resultados dessa pesquisa mostraram ainda que crianças que não mamaram tiveram 2,6 vezes mais chances de ter diarreia.

Outro estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel e divulgado recentemente revelou que crianças que receberam leite materno por pelo menos seis meses podem ter um risco menor de desenvolver leucemia na infância em relação àquelas que não foram amamentadas no peito. A leucemia é responsável por cerca de 30% de todos os cânceres infantis.

A Hora do Mamaço
Pelo terceiro ano, Sergipe participa da “A Hora do Mamaço”, evento oficial idealizado pela Comunidade “Apoio Materno Solidário” no Facebook com a ideia de organizar um evento anualmente, onde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reúnam para amamentar seus bebês simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para mãe bebê”. A Hora do Mamaço será realizado em dezenas de cidades brasileiras e também em Portugal e na Alemanha. Em Sergipe, A Hora do Mamaço será realizado em Aracaju e Itabaiana.

Confira a seguir a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe:


PROGRAMAÇÃO

01/08 – Abertura
Hora do Mamaço - Aracaju
Local: Calçadão da João Pessoa
Horário: 9 horas

Hora do Mamaço - Itabaiana
Local: Praça Chiara Lubich
Horário: 15 horas

03/08 – Mesa-redonda Multiprofissional
“Amamentar e trabalhar: é possível conciliar”
Local: Auditório do Campus da Saúde (HU) da UFS
Horário: 8h30min

04/08 – Arrastão do Aleitamento Materno
Local: Alas do Hospital Santa Isabel
Horário: 10 horas

05/08 – Hora do Mamaço
Local: UNIT
Horário: 8h30min

06/08 – Arrastão do Aleitamento Materno
Local: Enfermarias da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 9 horas

07/08 – Encerramento - Mesa-redonda Multiprofissional
“Amamentar e trabalhar: só basta apoiar”
Local: Unit
Horário: 9 horas

Realização: Sociedade Sergipana de Pediatria
Apoio: Aché Laboratório, Unit, ABEN/SE e Coren/SE

Agendinha Kids: restaurantes com espaços de recreação para as crianças

$
0
0

As coisas não estão fáceis, o dinheiro está curto, mas quem não gosta de vez ou outra sair para almoçar, jantar, fazer um lanchinho fora de casa? Se a gente gosta, as crianças a-m-a-m! Mas fazê-las permanecer quietas, bem comportadinhas nesses locais por muito tempo às vezes gera um “estressezinho”. Por isso que eu e sei que muitas mamães e papais têm optado cada vez mais, quando saem em família, por restaurantes que disponham de locais pensados para as crianças, os chamados Espaços Kids.

E, graças a Deus e aos empresários de boa visão, esses locais têm se multiplicado. Dia desses, a nossa Manuela Ramos da Silva pediu que o Conversinha de Mãe desse indicações de restaurantes em Sergipe que tivessem Espaço Kids. Então, atendendo a ela e a outras várias mamães o blog foi atrás disso e traz hoje na Agendinha Kids.


Confira a seguir algumas sugestões de restaurantes e pizzarias de Aracaju que oferecem Espaço Kids. Só lembrando que os pais devem SEMPRE supervisionar as crianças enquanto brincam nesses espaços. A existência de brinquedos e monitores no local não deve fazer com que a gente se exima da responsabilidade pela segurança de nossos pequenos, não é mesmo? Legal que eles tenham um lugar para brincar, se divertir enquanto a gente come e joga conversa fora, mas não vamos largar de mão, não é gente?!

La Fornatta
Rua B, 435 Conjunto Costa do Sol - Atalaia - Aracaju/SE - (79)3243-6586
Estrutura: TV, brinquedos, espaço para desenho. O local é mais voltado para crianças na faixa etária até os 5 anos.

Pau Brasil Pizzaria e Creperia
Pizzaria e Restaurante Italiano
R. Cherobina de Carvalho Pinto, Jardins, Aracaju, SE - 79 3217-5495
Estrutura: parquinho com brinquedos e possui mesas pequenas, ideais para as crianças, para que aproveitem a brincadeira, mas também comam uma pizza.

Espaço Kids da Casa Alemã
Casa Alemã
Av. Jorge Amado, 864 - Jardins, Aracaju - SE, 49025-330
(79) 3217-4444
Estrutura: Play com casinha, escorregadores e outros brinquedos plásticos.

Bada Grill
Av. Santos Dumont, 526 - Atalaia, Aracaju - SE, 49037-475
(79) 3223-3664
Estrutura: em ambiente climatizado, as crianças podem desfrutar de TV, DVD, brinquedos, em área com grama sintética, casinha. O espaço fica localizado próximo às mesas onde ficam os adultos.

Boteco Suissa
Travessa Sálvio Oliveira, 97, Aracaju - SE - 3214-3326
Estrutura: Pula-pula separados para crianças menores e maiores, escorregadeira, balanço, casinha, com banheiro exclusivo para crianças na mesma área do espaço kids.

Restaurante Rei da Sopa
Av. Santos Dumont, 541 - Atalaia, Aracaju - SE, 49037-475
(79) 3021-2223
Estrutura: Pula-pula (dois para crianças maiores e um para as menores), piscina de bolinhas, TV, cavalinho (brinquedos para crianças menores), casinha, escorregadeira, entre outros.

Labareda Grill
R. Cap. Joaquim Martins Fontes, 210 - Farolândia, Aracaju - SE
(79) 3243-1525
Estrutura: Piscina de bolinhas, pula pula e outros brinquedos para crianças menores.

DNA Natural
B - Av. Jorge Amado, 555 - Jardins, Aracaju - SE, 49025-330
(79) 3231-2865
Estrutura: Televisão, brinquedos, DVD e mesinhas para desenho. Ideal para crianças de até 10 anos.

Ponto da Picanha
Av. Santos Dumont, 1930 - Atalaia, Aracaju - SE, 49035-730
(79) 3243-2118
Estrutura: Brinquedos, tapete, TV, DVD, mesinhas para desenhar.

Na área externa...

e na área interna espaço kids do Potyguar
Restaurante Potyguar
R. Ananias Azevedo, 1199 - Salgado Filho, Aracaju - SE, 49020-080
(79) 3214-4995
Estrutura: espaço kids tanto na área interna quanto externa. Na parte interna, dois pula-pulas e piscina de bolinhas.

Restaurante Amanda
Av. Santos Dumont, 527 - Atalaia, Aracaju - SE, 49037-475
(79) 3243-2029
Estrutura: Parquinho, com brinquedos infantis, pula-pula e TV.

Santa Pizza Gourmet
Rua Engenheiro Jorge de Oliveira Neto, 97 - Coroa do Meio, Aracaju - SE, 49035-300
(79) 3243-1233
Estrutura: Brinquedoteca em espaço climatizado, com monitores, grama sintética, mesinha, brinquedos de montar e televisão com desenhos.

Pastel da Jane
Av. Santos Dumont, 957 | Orla de Atalaia, Aracaju, Sergipe 49035730, Brasil
79 3255-1030
Brinquedoteca e televisão.

Churrascaria Recanto da Serra (O Pirata) – Itabaiana
BR-235 km 48, Itabaiana
79 3431-5441
O local dispõe de um amplo espaço de lazer, com diversos brinquedos para crianças de idades variadas, além de pula-pula. Até os adultos podem desfrutar da área de descanso depois de um delicioso churrasco, deitados em uma das espreguiçadeiras enquanto aprecia a vista belíssima da Serra de Itabaiana.

Gostaram das dicas? Agora é só se programar e curtir junto com a família.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Seu jardim é composto por plantas seguras?

$
0
0
Coloridas, cheirosas e de diversos tamanhos e formas, as plantas são superatraentes para as crianças, sobretudo, entre os três e sete anos, ao descobrir coisas novas, manipular objetos e leva-los à boca. Por isso, fique sempre atento, pois durante uma brincadeira no jardim ou na hora de fazer a comida ao brincar de casinha, as folhas podem virar um tempero perigoso nas panelas dos pequenos.

Mas, como aparentemente, elas são inofensivas e até enganam pela beleza, é difícil saber qual planta oferece riscos à saúde do seu filho. Portanto, antes de decidir quais delas você terá em casa, consulte um médico ou o Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança (Ceatox).

Bem longe do perigo
“Sempre que se fala em plantas tóxicas, imediatamente se pensa em comigo-ninguém-pode. Bastante cultivada em jardins no Brasil, ela pode causar lesões de mucosas quando ingerida. Provoca salivação, queimação em lábios, língua e boca, inchaço da garganta e glote (abertura, em forma de pequena língua, existente na laringe) e irritação da pele”, afirma o doutor Anthony Wong, chefe do Ceatox.

Conheça outras plantas que oferecem riscos à saúde:

- Bico de papagaio: A seiva produzida por ela causa intensa irritação e até ulceração da pele e da boca.

- Hera ou trepadeira: A ingestão de sua folha pode causar dores abdominais, vômito, diarreia e problemas respiratórios.

- Antúrio: Em contato com a pele, a seiva produzida provoca irritação. Quando ingerida há náuseas, vômitos, salivação e dificuldade de engolir. Em contato com os olhos pode causar irritação e até lesão de córnea.

- Giesta: Mais comum nas regiões campestres, quando ingerida, pode provocar arritmia, parada cardíaca e até morte.

- Mamona: A ingestão pode causar vômito e diarreia sanguinolenta.

- Ficus: A planta pode causar alergia, tais como urticária e rinite.

- Espirradeira: A seiva que ela produz pode provocar parada cardíaca.

- Crisântemo: A flor possui uma substância, a piretrina, que pode causar alergias em geral, desde espirros, bronquite e urticária.

- Saia branca: Qualquer parte da planta é tóxica e causa sintoma de taquicardia, rubor de face, agitação, alucinação e até convulsões.

Entrada livre
Para enfeitar o jardim, estão liberadas as orquídeas, rosas, azaleias, camélias, bonsais, pinhos, tulipas e a árvore da fortuna. Mas, há muitas outras espécies. Por isso, busque orientação médica e não se prive de alegrar sua casa.

Mas, atenção! Nunca é demais reforçar que o seu filho precisa saber que, para que as plantas continuem bonitas e coloridas, devem ficar no jardim, que não podem ser arrancadas e que eles só podem olhar de longe, certo?

Como cuidado nunca é demais, doutor Anthony alerta que, se a criança sinalizar contato ou ingestão com plantas danosas, não é indicado oferecer qualquer tipo de alimento. “Água ou leite podem agravar o quadro, provocando ainda mais náusea. A equipe do Ceatox saberá orientar os pais de acordo com o tipo de planta ingerida”, ressalta.

Através desse link você encontra o contato dos Centros de Toxicologia em todo país. Espero que essas informações sejam muito úteis.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: ABC da Saúde Infanto-Juvenil

E agora, José? A fralda acabou

$
0
0
Agosto começou me pregando peças. Aconteceu por aqui uma coisa que em quase nove anos como mãe nunca me aconteceu.
Ontem à noite, quando meu marido terminou de dar banho na ruivinha para colocá-la para dormir perguntou:

- Nega, onde tem fralda para Rebeca?

- Aí, no porta-fraldas do quarto.

- Não, não tem mais nenhuma aqui!

Eu, na cozinha, quase caio. Domingo à noite, mais de 22 horas, chovendo e sem fralda descartável em casa para dormir? Ui, Jesus, a noite prometia!

Comecei a catar uma, apenas uma mísera fralda descartável em uma das bolsas dela, e nada! A última do trocador ela tinha usado à tarde. A última da bolsa, a que eu tinha levado (e trocado) para a igreja pela manhã. Quando abro o móvel do quarto, só encontro um pacote fechado tamanho P que tinha comprado para um chá de fraldas que eu acabei não indo.

- Não, não adianta eu abrir para usar apenas uma fralda, que sequer vai dar nela – pensei eu.

Pensei, pensei, repensei e depois de ver que não ia fazer surgir nenhuma fralda em casa. desisti. É, o jeito era partir para o plano B. Peguei uma fralda de pano (sim, daquelas que tão bem serviram à minha mãe para criar eu e meus dois irmãos) e a calcinha de treinamento e comecei a preparação.

- É, Rebeca, hoje é com essa fraldinha que você vai dormir, viu, mamãe – disse eu a ela.

Depois que eu coloquei a fralda, a calcinha e a calça do pijama (para dar uma segurada em tanto pano) ela me sai com essa:

- Oxe, e eu vou dormir com isso aqui – disse, espantada, apontando para a fralda improvisada. Foi muito engraçado.

No fim das contas, deu tudo certo. A fralda e a calcinha amanheceram molhadas, mas o berço ficou enxutinho. Repeti o mesmo processo para leva-la à casa da minha mãe, onde fica enquanto eu trabalho. Ah, e já passei no supermercado e providenciei um pacote de descartáveis para não passar sufoco de novo hoje à noite. Agora é ficar atenta para não faltar mais. E vocês, mais alguém já passou por essa situação?

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Dia dos Pais: com carinho e muito afeto

$
0
0
É possível que você esteja entre a parte das pessoas mais organizadas que já compraram o presente dos filhotes para o Dia dos Pais (eu estou “incluída” fora dela rsrsrs). Se está ou ainda não está por falta de tempo ou porque esse ano a grana está um pouco curta e não vai rolar presente para o papai, isso não é motivo para a data passar em branco.


Muitas vezes (senão todas elas!) o mais gratificante é receber um presente recheado de afeto. Com certeza vale muito mais que o material. Pensando nisso, o Conversinha de Mãe traz hoje algumas dicas de cartão para você fazer com a participação ativa do filhote na confecção. Certamente o papai vai ficar muito feliz. Um cartão assim tão recheado de amor e afeto pode acompanhar o presente ou ser ele mesmo o presente. Aqui são apenas algumas sugestões pinçadas do Pinterest. Você pode copiá-las ou a partir delas bolar um cartão bem mais legal para oferecer ao papai.

Para mim, o "tchan" desse cartão são as mãozinhas da criança nele



Na parte de dentro, como o "dinheirinho" dá pra colocar
uma bela mensagem com a foto dos filhos,
que são a maior riqueza do papai

A tradicional, mas não menos charmosa, camisa
Então, mão à obra!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Agendinha Kids: programas para pais e filhos

$
0
0
Vamos combinar: o final de semana é deles, então nada mais justo do que ter uma Agendinha Kids totalmente dedicada aos papais. Eles merecem!!!! Preparamos algumas dicas de programinhas para os papais e filhinhos fazerem juntos.

E nós? Bem, nós mamães ficamos de folga (oportunidade de fazer um programa mulherzinha: ir fazer a unha com mais calma, encontrar aquela amiga pra colocar o tão prometido cafezinho com conversa em dia... Chega de dicas senão a gente sabota a Agendinha deles rsrsrs). Vai ser gratificante ver eles curtindo juntos esse fim de semana.

Então vamos às nossas dicas:
- Lavar o carro – O papai pode aproveitar o sábado para dar aquela lavada caprichada no carro com uma mãozinha dos filhos. Com certeza será diversão garantida. Ah, e não esqueçam de economizar na água, viu?! Água, balde e pouco sabão!

- Fazer uma caminhada no parque – Outra boa dica é o papai pegar as crias para dar um passeio no parque. Vai render boas conversas e diversão ao ar livre.
- Jogar bola na praia – Não precisa ter filho homem para fazer esse programa. Meninas também amam jogar uma bolinha. Vai exercitar o corpo de forma muito lúdica.

- Preparar algo na cozinha – Que tal o papai colocar literalmente a mão na massa com seus ajudantes-mestres-cuca? Uma receita simples (para aqueles não tão afeitos à cozinha) e muita animação vão render, no mínimo, um lanche bem gostoso. O restante da família agradece o momento degustação.

- Pescaria – Se você mora perto de um lago ou rio que esteja em condições, uma pescaria é uma ótima sugestão de programinha para pai e filho. Essa lembrança a criança vai guardar para o resto da vida.

- Andar de bicicleta – Uma tarde ou manhã de sol é um convite a umas pedaladas pela pracinha ou pelo parque.

- Passeio no shopping – Um passeio no shopping com os pequenos pode render também momentos de boa diversão, papo em dia com os filhotes. Esse programa pode se estender para um gostoso lanchinho e até uma ida ao cinema. Esse fim de semana teve lançamento do Quarteto Fantástico (a censura é 12 anos), mas também está em cartaz ainda Pixels e Carrossel.

- Ida ao museu – Esse pode ser um passeio de descobertas fascinantes para crianças e papai. Diversão aliada ao conhecimento.

Espero que se divirtam muito!!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Projeto que tornar obrigatória a higienização de tanques de areia para recreação infantil

$
0
0


Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1.416/2015, que torna obrigatória a higienização de areia de tanques de áreas destinas ao lazer infantil, sejam elas públicas ou privadas. A proposta, de autoria do deputado Goulart (PSD/SP) já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano, tramita em caráter conclusivo, e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O objetivo do projeto é proteger as crianças que se utilizam dessas áreas de lazer, normalmente dispostas em parquinhos para recreação, mas, no entanto, sem alguns cuidados podem causar sérios riscos à saúde de quem utilizam esses tanques de areia.

E esses riscos são muitos. Às vezes, esses tanques não são colocados em áreas restritas, sem gradis, telas ou cercas de madeira. Esses instrumentos impedem que animais tenham acesso à areia façam suas necessidades fisiológicas, o que amplia os riscos de contaminação às crianças que brincam nesses espaços.

Também é importante que esses tanques sejam colocados em áreas onde haja incidência de sol. Os raios solares ajudam a minimizar a proliferação de microorganismos. Especialistas em saúde também defendem que a areia superficial seja regularmente trocada para evitar a infestação e caso ela seja detectada, toda a areia do tanque seja substituída.

Outra medida importante é que se evite o consumo de alimentos dentro do tanque de areia, porque pedaços de alimentos atraem insetos, roedores, entre outros animais que podem causar doenças como toxoplasmose e leptospirose.

Portanto, a lei é importante, mas é preciso também que estejamos sempre atentos quando as crianças brincarem nesses espaços. Percebendo alguma sujeira, algum indício de que esteja contaminado, nada de brincadeira.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Com informações da Agência Câmara

Organização: dicas de arrumação e limpeza dos brinquedos

$
0
0
Tenho certeza que não é só por aqui que quando as crianças terminam a brincadeira parece que passou um furacão. J-e-s-u-s, como é que conseguem espalhar tanta coisa? Até parece que brincam com um zilhão de coisas ao mesmo tempo. Com criança pequena em casa a gente encontra brinquedo em tudo que é canto. Outro dia até mostrei lá no Instagram os brinquedos que pularam da minha pasta do computador no trabalho.

Manter tudo arrumado, limpinho e organizado é mais uma das nossas tarefas. Mas a gente tem que ensinar as crianças desde cedo a ajudar nessa missão. Aqui em casa, como moramos em apartamento (ops, “apertamento”, como costumo dizer) os espaços são bem reduzidos e organizar a “brincadaiada” das meninas era uma história. Principalmente os de Rebeca. Ela gosta de brincar tanto na sala quanto no quarto dela (onde prefere ficar sozinha com os brinquedos).

No quarto ela tinha uma casinha onde guardava tudo, mas de tanto tirar e colocar os brinquedos a coitada desmantelou toda. Ela era de armação. Depois de pensar muito como faria para deixar os brinquedos organizados, de uma forma que ela mesmo pudesse arrumar depois de brincar, outro dia vi um modelo de móvel que achei bem legal.
A estantezinha que vem mantendo os brinquedos
organizados no quarto da ruivinha
A estantezinha de madeira tem espaços para colocar organizadores grandes de plástico. Amei de cara! Era o que eu precisava. Filha de marceneiro, copiei o modelo e passei para o meu pai fazer. O móvel quadrado comporta quatro organizadores. Optei pelo móvel branco e comprei as caixas plásticas coloridas, para dar uma alegrada no ambiente. Comprei os organizadores na Le Biscuit. Optei pelos com tampa, porque os brinquedos ficam mais protegidos.

Na hora de brincar, ela pede para alguém tirar a caixa que ela quer brincar. Depois da brincadeira, ela guarda, alguém tampa e põe de volta no móvel. Bem prático. A ideia é bem legal porque dá para separar os tipos de brinquedo por caixa e a própria criança já sabe onde estão. Até a divisão por cores ajuda nessa memorização de saber onde está cada coisa. Em cima, estou usando para colocar alguns livrinhos que ela gosta e aí pega quanto tem vontade de olhá-los. O que acharam?

Limpeza
Mas, além de arrumar, a limpeza dos brinquedos requer atenção especial. Cada material necessita de uma limpeza específica. Essa semana soube de um produto lançado pela Bombril, o Pratice Baby, específico para limpar brinquedos. Ainda não encontrei no supermercado, mas estou querendo experimentar assim que achar. O Conversinha de Mãe traz algumas dicas úteis apresentadas por Bruna Leal, do setor de marketing da Calesita Brinquedos. Com certeza elas irão ajudar nessa tarefa de manter os brinquedos limpos.
Pratice, uma mãozinha na hora da limpeza dos brinquedos
Brinquedos de plástico: higienizar com esponja e sabão neutro. Uma escova de dentes ajuda a limpar os detalhes. Para tirar o excesso de espuma, basta uma esponja umedecida e para secar, um papel toalha ou um pano seco. Alguns itens também podem ser deixados sob o sol, com o cuidado de não ficar por muito tempo. Caixas organizadoras de papelão ou plástico são ótimas para guardar esses itens.

Brinquedos grandes: para limpar, um pano seco com álcool. “Como as casas e os apartamentos são cada vez menores, os espaços para os itens grandes também são escassos. Por isso, a dica é encomendar gavetões sob medida com rodinhas que podem ser encaixados embaixo da cama. Ou, ainda, criar um cantinho em casa, na sala ou quarto, que pode virar uma brinquedoteca”, explica Bruna.

Brinquedos pequenos: o ideal é passar um pano com álcool para mantê-los limpos. Para guardar, caixas dão conta do recado. Todo o espaço do quarto pode ser aproveitado, inclusive embaixo do berço ou cama da criança.

Bichinhos de pelúcia: os ursinhos devem ser lavados a cada seis meses com água e sabão e secos à sombra. Dessa forma, se evita o surgimento de ácaros. As lavagens, inclusive, podem ser feitas à máquina (confira na etiqueta!). O mesmo procedimento pode ser feito com as bonecas de pano e as roupas de bonecas.

Dicas curiosas: para lavar na máquina, coloque cada bichinho dentro de uma fronha e dê um nó na ponta. Depois que eles já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico e deixe no freezer por algumas horas. Como os ácaros não resistem a baixas temperaturas, esse procedimento é bastante interessante.

Bonecos e bonecas: retirar o pó com espanador e pano seco. Os cabelos das bonecas podem ser lavados com detergente neutro e, em seguida, com algumas gotinhas de amaciante. Eles podem ser guardados em prateleiras no quarto da criança, junto aos bichinhos de pelúcia.

Brinquedos de banho: o ideal é secar os brinquedos após cada banho e deixá-los de molho com água e vinagre branco (meia xícara em quatro litros e meio de água) ou água sanitária (3/4 de xícara para quatro litros e meio de água) uma vez por semana. “Aquele mofo que aparece nesses brinquedos, se eles ficarem em contato com a água o tempo todo, é prejudicial para as crianças e pode ocasionar alergias ou doenças respiratórias”, comenta Bruna. Normalmente, esses brinquedos têm um buraquinho embaixo. Se for o caso dos que você tem em casa, esguiche a água interna várias vezes antes de colocá-los para secar. Para guardar, deixe dentro da banheira ou em uma caixa organizadora no cantinho do banheiro ou lavanderia.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Sábado é dia de gotinha pra proteger a criançada

$
0
0


Foi lançada pelo Ministério da Saúde mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. A campanha começa no próximo sábado, dia 15, com o Dia D de mobilização, e prossegue até o dia 31 de agosto. Devem ser imunizadas 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Isso porque, paralelamente à campanha, as salas de vacinação em todos os municípios promoverão uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas de acordo com a situação de cada criança. Para isso, pais ou responsáveis não devem esquecer de levar o cartão de vacinação.
           
A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

O Brasil está livre da polio desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Então, vamos preparar o cartão da vacinação e levar nossos pequenos para serem imunizados.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

* O blog Conversinha de Mãe é um Blog Amigo da Saúde

Roupa nova deve ser lavada antes de usar, recomenda SBP

$
0
0
Comprou aquela roupinha nova linda para o bebê já pensando em usar. Aí aparece aquela oportunidade de usar e você nem lavou. Mas será que precisa? Pois saiba que sim. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que diz que isso deve ser feito de forma mais rigorosa antes da serem utilizadas pela primeira vez. A higienização deve ser com detergente neutro e vários enxagues, para que seja removido ao máximo os produtos químicos presentes no tecido. 

Roupas pessoais, roupas de banho e cama contêm substâncias tóxicas e algumas delas são irritantes da pele e podem desencadear processos alérgicos em pacientes que têm predisposição ou hipersensibilidade na pele. Em alguns casos podem agravar quadros de alergia. Se seu filho apresenta algum quadro alérgico após contato com uma roupa nova, o pediatra deve ser consultado imediatamente.

Há várias substâncias tóxicas que podem estar presentes na roupa, como: corantes azoicos nos fios do tecido, metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, formaldeído e pesticidas nas fibras do algodão. A Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção está elaborando um regulamento para controle de 12 substâncias tóxicas que podem estar presentes em roupas.

Independente da fibra, textura ou finalidade da peça, todas as roupas devem ser higienizadas antes de serem usadas. Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente causam mais danos à saúde. As reações podem ser imediatas, como irritação da pele, vermelhidão e prurido (coceira) no corpo, principalmente áreas de maior transpiração e atrito, dobras de membros superiores e inferiores, ou reações tardias e mais graves com comprometimento de outros sistemas (renal e nervoso).

É aconselhável que a roupa seja lavada em separado por suas características próprias (tecido, cor, textura e finalidade de uso). É importante também centrifugar e secar bem a roupa para evitar umidade entre as tramas, o que favorece o surgimento de fungos e ácaros. O cuidado com a higienização da roupa nova faz parte das medidas de proteção do bebê e da criança.


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte:Conversando com o pediatra/SBP

Agendinha Kids: diversão no mundo dos games

$
0
0
Preparados para curtir esse final de semana e colocar as crianças pra “cansar” com muita atividade legal nesses dias? Então nós vamos colaborar com sugestões bem legais aqui na Agendinha Kids. Espero que gostem e aproveitem.


EXPOSIÇÃO
Museu do Videogame Itinerante
A partir de amanhã, dia 15, tem início, no Riomar Shopping Aracaju, a exposição do Museu do Videogame Itinerante, pela primeira vez no Estado. Será uma oportunidade para os aficionados em games conhecer a história da evolução dos vídeos games. O evento vai brindar os amantes dos jogos eletrônicos com uma grande exposição de consoles de games que fizeram parte da infância e adolescência de muitos quarentões. A mostra fica no shopping até o dia 23 de agosto.

O acervo apresentado ao público sergipano contém mais de 200 consoles que permite ao visitante não só conhecer como também jogar os clássicos dos videogames que marcaram várias gerações. Além dos jogos, atrações como o palco Just Dance, simuladores de corrida e desfile de cosplay vão agitar o evento. Jogos como Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast fazem parte da mostra.

Além das relíquias, o Museu do Videogame Itinerante também dedica um espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes vão poder jogar os lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4, já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. As supermáquinas em cockpits do game Drive Club para PS4, que trazem gráficos perfeitos como se fossem reais, também vão poder ser pilotadas.  O museu ainda conta com displays da Nintendo e da Microsoft. Imperdível!

TEATRO
Os Croods – no mundo das descobertas

Domingo tem espetáculo de teatro para a criançada. É a peça “Os Croods – no mundo das descobertas”, da Cia de Teatro Carlos Moreira. A superprodução teatral infantil, com direção e adaptação de Bruno Carvalho, será encenada às 17 horas, no Teatro Atheneu.

Os Croods conta a saga de uma família pré-histórica que parte em busca de uma nova casa depois que a caverna do clã foi destruída. O que eles não sabiam era que, além das pedras da caverna, existia um mundo novo e fantástico que mudaria suas vidas para sempre.

Em plena pré-história, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug ,a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods: uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy e ele vai apresentar um incrível mundo novo a família, para desespero do paizão protetor. Agora juntos eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

Mas, quem disse que sobreviver é fácil? E, o novo é sempre ruim? Essas indagações são algumas das reflexões que serão repassadas pelo espetáculo, bem como o medo, as mudanças, o viver, os desafios de seguir regras e manter-se sempre focado em um objetivo, as várias adversidades e desafios que se passa quando se quer ousar e a necessidade de se adaptar ao novo. Tudo isso, aliada a cenas engraçadas, aventuras e muita diversão.

O valor do ingresso é R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Crianças até 2 anos não pagam.

Bom final de semana e boa diversão!!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Dor nas pernas ou dor de crescimento?

$
0
0
No começo do ano, minha filha Beatriz, a maior, estava se queixando muito de dores nas pernas. Praticamente todo dia ela se queixava. E cada vez mais frequente. Logo me veio à mente as dores que eu sentia nas minhas no início da adolescência. Até chegar a um diagnóstico, senti muitas, muitas dores. Fui para vários especialistas, até que depois de anos e muitas dores, já adulta, descobri que tinha lúpus e as dores eram causadas pela doença.


Mas voltando à minha filha, fiquei muito preocupada, temendo que ela estivesse passando pelo mesmo processo que eu, embora saiba que lúpus não é genético. Levei-a a um reumatologista que após várias perguntas sobre a frequência e os períodos da dor (ele passou também alguns exames para descartar o lúpus) chegou à conclusão que se tratava da dor do crescimento.

A dor nas pernas é queixa frequente em crianças de cinco a 10 anos. Tradicionalmente é chamada de dor de crescimento, apesar de não haver relação clara com as fases de crescimento acelerado. É importante que os pais valorizem este sintoma, porque em uma minoria dos casos pode estar associado a doenças pediátricas e ortopédicas.

A dor de crescimento tem as seguintes características:

- não interfere nas atividades diárias;
- tem duração variável, de poucos minutos a algumas horas;
- melhora espontaneamente sem medicamentos ou com massagem  local;
- não é contínua, há períodos de melhora que variam de dias a semanas;
- não é acompanhada de inchaço articular, claudicação ou febre;
- acomete os dois lados;
- a criança SEMPRE tem aspecto saudável.

A dor é mais comum no final da tarde, mas pode ocorrer à noite. Cerca de 30% das crianças também reclamam de dor de barriga e cabeça. Em alguns casos observam-se problemas emocionais, como ansiedade e problemas de relacionamento. Pode haver coincidência com mudanças na vida da criança, como o nascimento de um irmão ou mudança de escola.

Não é necessário tratamento medicamentoso para a dor de crescimento, e há melhora com o passar do tempo. Os pais devem procurar o pediatra, que é o profissional indicado para diagnosticar e orientar a conduta. Algumas crianças melhoram quando praticam esportes de baixo impacto como natação, por exemplo.

Não se pode esquecer que algumas doenças infecciosas e oncológicas podem se manifestar com dor nas pernas, que nestes casos costuma ser de forte intensidade e acompanhada de outros sintomas, relacionados a seguir:

Sinais de alerta para as crianças e adolescentes com dor músculoesquelética.

1.   Dor localizada em um único ponto (exemplo: um joelho, um tornozelo etc).
2.   Mancar (claudicação).
3.   Dor nas costas, mesmo em crianças que usem mochilas, especialmente ao acordar pela manhã.
4.   Dificuldade na realização das atividades diárias, como brincar, correr ou praticar esportes.
5.   Inchaço em uma ou mais articulações.
6.   Febre persistente, não associada à infecção aparente.
7.   Emagrecimento exagerado em um curto espaço de tempo (poucos meses).
8.   Pouca melhora com massagem ou analgésicos comuns.
9.   Fraqueza muscular (dificuldade para subir escadas ou para levantar objetos pesados).

Algumas crianças que apresentam dor depois de exercícios físicos têm aumento da frouxidão dos ligamentos, o que acarreta uma condição chamada hipermobilidade articular (articulações mais flexíveis). Pode se localizar nas mãos, braços, pernas e coluna. Consulta com o pediatra é recomendável para confirmar o diagnóstico. Nos casos de dor intensa, devem ser evitados o balé e alguns esportes de alto impacto, como o futebol e o basquete. Natação e a hidroginástica são indicadas na maioria dos casos.

Em algumas crianças a dor pode estar associada ao uso de videogames e computadores, caracterizando as lesões de esforço repetitivo. O problema é decorrente de movimentos contínuos nos períodos de estudo ou de lazer, posturas inadequadas e estresse emocional. A dor se acompanha de sensação de “queimação” ou de peso, e às vezes vem acompanhada de formigamento nas extremidades dos dedos. Pode atingir punhos, antebraços, mãos e coluna.

O uso de computadores e videogames por crianças deve ser restrito a uma a duas horas por dia, no máximo, com supervisão dos pais. Dessa maneira, evita-se uma sobrecarga do sistema músculoesquelético, além do estresse relacionado a esta situação. Para os adolescentes que utilizam muito o computador, a melhor forma de prevenir as lesões é a manutenção de uma postura correta. Devem ser orientados exercícios de alongamento e relaxamento dos braços, punhos, mãos e coluna por cerca de dez minutos a cada hora.

E sempre na dúvida a orientação é procurar o pediatra.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte: Pediatra Orienta - Sociedade de Pediatria de São Paulo

Como fazer um econômico e divertido Chá de Bebê

$
0
0
A barriga começa a crescer e as dúvidas da futura mamãe também só fazem aumentar. Uma das dúvidas mais recorrentes é se faz ou não Chá de Bebê. Um dos pontos que mais pesam nesse impasse é sobre o “custo-benefício”. Algumas pessoas depois de contabilizarem gastos e ganhos decidem não fazer. Mas, no geral, a opção tem sido por realizar o Chá de Bebê ou Chá de Fraldas.


Além dos mimos para o bebê, o evento é também um momento de confraternização com familiares e amigos mais próximos. Nessa fase, normalmente, a futura mamãe já está um pouco cansada e gosta de receber um pouco de carinho e estar perto dos seus queridos. Então, o blog Conversinha de Mãe: traz algumas dicas de como fazer um Chá de Bebê econômico e não menos divertido por isso. Afinal de contas, esse bebê que já está para chegar precisa saber que tem um monte de gente contando os minutos para a sua estreia no mundo.

Planejamento é tudo!
Você pode começar a organizar tudo com antecedência. Assim, dá pra pesquisar os melhores preços e condições de pagamento.

Pesquisando sem parar
Pesquise bastante, vá em lojas, tire um fim de semana e compare preços. Vale tudo para dar aquela economizada.

Calcule quantidades
Se optar pelo Chá de Fraldas, vale a pena ir em um desses sites especializados que oferecem o serviço de cálculo de fraldas (em sites de busca você acha facinho). Assim dá para você saber ao certo como dividir os tamanhos solicitados das fraldas a depender da quantidade de convidados.

Homens também
Hoje em dia, é super democrático a participação dos homens no Chá de Bebê. Você pode convidá-los também. Todo mundo se diverte e você tem a oportunidade de ganhar mais presentes. Essa semana recebi um convite de um Chá de Fraldas que sugeria que os homens que acompanhassem as mulheres levassem um pacote de lencinhos. Achei ótima a ideia. Fica a dica também.

Convite por e-mail
Você pode economizar com papel e criar convites personalizados. Além de mais práticos, e-mails são mais certos que vão chegar ao convidado. E você pode enviar todos de uma vez. Nessa reta final, tempo é ouro!
Mão na massa!
Junte todo mundo disposto a ajudar e coloquem as mãos na massa: para cozinhar, ajudar na limpeza e na decoração. Aproveite e economize mais fazendo a festa em casa.

Capriche na criatividade
Utilize materiais simples e fáceis de encontrar para montar as lembrancinhas e a decoração do Chá de Bebê. Feltros, papel crepom e tintas guache costumam ter o preço mais acessível.

Hora da diversão
Brinque, se divirta e reúna todo mundo que você gosta. Você economiza, seu bolso agradece e o bebê também. Afinal, amor é sempre o que importa.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Com informações do Meu Bolso em Dia

Folclore para crianças: nossas tradições e cultura para as próximas gerações

$
0
0
Provavelmente, essa semana nas conversas na volta da escola ou na mesa do almoço ou jantar já deve ter surgido alguma história da Iara, do Curupira, do Saci ou mesmo algum trecho das narrativas de Monteiro Lobato e seu (nosso!) Sítio do Picapau Amarelo. Por aqui já. E Bia está toda empolgada porque na sexta-feira ela será a Dona Benta na apresentação da turminha dela. É que no próximo sábado, dia 22, é o Dia do Folclore. Às vésperas dessa data é comum as escolas realizarem atividades voltadas para o folclore.

Mas qual a importância de passarmos para as nossas crianças o que é folclore, o que ele representa e como está tão presente no nosso cotidiano? O blog Conversinha de Mãe entrevistou Claudia Stocker, diretora da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes (Biafa*) para falar um pouco mais sobre isso.

Conversar, apresentar o nosso folclore para a criança, resgatar as tradições é importante para a manutenção da nossa cultura. E o folclore está mais presente no nosso dia a dia do que a gente imagina. É aquela brincadeira que foi do tempo da nossa vó, mas que nossa mãe também brincou e nos ensinou e que a gente também pode apresentar a nossos filhos e sobrinhos (como pular corda, bambolê, pião...), são aquelas adivinhas que contamos, são os trava-línguas, são as lendas tão presentes na nossa história.

E é dessa forma lúdica que podemos em casa mesmo ir apresentando para nossos filhos, sobrinhos, afilhados, netos algumas das nossas manifestações folclóricas. Claudia diz que as lendas são bem atrativas e fáceis de trabalhar com as crianças. E elas são várias: Saci, Iara, Boto, Bumba meu Boi, Curupira, Lobisomem, Cobra d’água, entre outras. E isso pode ser feito através da leitura ou de teatrinho. Os brinquedos e brincadeiras também resgatam de forma lúdica coisas do passado, como o pião, bola de gude, pular corda, amarelinha, bambolê, boneca de pano... “E as crianças se divertem muito com isso”, completou.

Aprender brincando
Segundo Claudia, as crianças fixam bastante através da forma lúdica com que a informação é passada. “Portanto utilizamos na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes várias formas de trabalhar com o público infantil a temática do folclore que envolve, tradições regionais e nacionais. Temos os folguedos e danças, as lendas, brinquedos e brincadeiras”, contou.
Uma das ferramentas utilizadas para isso também é o Teatro de Fantoches, onde os bonecos (personagens diversos) através de um diálogo contam a história das danças folclóricas e folguedos de Sergipe de forma resumida para que as crianças possam entender. “Usamos também o recurso da imagem com o vídeo. Temos a hora do cineminha onde utilizamos a coleção de filmes em curta metragem do Seu Euclides que conta a história dos Parafusos, Lambe Sujo e Chegança através de animação com bonecos”, acrescentou a diretora da Biafa.

Para esse mês de agosto, a Biblioteca preparou várias atividades especiais para as crianças conhecerem (e se apaixonarem) pelo nosso folclore. Entre elas estão a contação de histórias, a leitura de livros com as lendas do folclore brasileiro muito conhecidas, como o Saci, a Iara, o Boto, Curupira, entre outras. Tem também as oficinas de dobraduras (confeccionando o Saci), as brincadeiras de trava-língua, adivinhas, pião, pular corda, mané gostoso, bambolê, entre outros que foram disponibilizados para os pequenos na biblioteca.
Foto: André Moreira
Foto: André Moreira
Claudia Stocker lembra que a biblioteca é um local de informação e conhecimento, e através de suas ações culturais, tem o papel de manter sempre viva estas temáticas que dão oportunidade às crianças e ao público em geral conhecer um pouco mais da cultura regional e nacional.

Programação
Esse mês, já foram desenvolvidas várias atividades na Biafa pra comemorar o Dia do Folclore. Se você não foi a nenhuma delas ainda, não se preocupe. Tem coisa legal ainda para participar.
Até dia 20 tem Teatro de Fantoche com a Turma da Biblioteca. Saci-pererê e Iara apresentam: de Norte a Sul, conhecendo as tradições e lendas do Folclore Brasileiro. Acontece sempre no horário das 9h e 15 horas.

No período de 24 a 28 de agosto tem Projeto Teia Literária – Ciranda de Leitura (Lendas do Folclore Brasileiro), na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, com participação especial Anna Souza. Também sempre às 9h e 15 horas.

Foto: André Moreira
Ah, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (que funciona vizinho à Biafa) também acontece, até dia 30 de agosto, a exposição “Nosso Folclore”. Nela uma amostra dos principais grupos folclóricos de Sergipe. Expostos estão cartazes, brinquedos populares, músicas, fotos, banners e decoração característica. Vale um passeio bem legal com as crianças.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

*Endereço da Biafa: Rua Leonardo Leite (antiga Vila Cristina), s/n – Bairro São José – Aracaju (SE) – próximo ao ginásio de esportes Constâncio Vieira

Article 0

$
0
0
Semana puxada essa, hein! Mas (ufa!!) chegou a sexta-feira. E depois de uma semana assim nada melhor que relaxar muito e se divertir. Esse fim de semana tem estreia nos cinemas que filhos e mães vão gostar muito. Que tal um passeio para apresentar às crianças alguns elementos do nosso folclore? Durante a semana, aqui tem a abertura de uma programação que meninas e meninos vão amar. Espero que gostem das dicas de hoje da Agendinha Kids.

“O Pequeno Príncipe 3D”

Inspirada em um dos clássicos da literatura, essa nova animação de O Pequeno Príncipe conta a história de uma garota queacaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa.

Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

Elenco: Jeff Bridges, Rachel McAdams, James Franco
Direção: Mark Osborne
Gênero: Infantil
Duração: 106 min.
Classificação: Livre


Visita ao Mercado Municipal

Esse final de semana também tem o Dia do Folclore. Então uma boa dica é apresentar ou conhecer melhor as nossas manifestações folclóricas. Também é uma boa oportunidade para dar uma passadinha no Mercado Thales Ferraz, em Aracaju, e conhecer (e por que não comprar também) alguns brinquedos artesanais que fazem parte do nosso folclore e que estão presentes no dia a dia das brincadeiras de crianças de várias gerações. Lá no mercado também há bancas com literatura de cordel. Alguns títulos são bem engraçados e as crianças vão gostar das rimas e da linguagem regional.

Barbie e Hot Wheels no RioMar

Nos próximos dias aporta no RioMar Shopping Aracaju uma programação bem legal que vão fazer as crianças viajar pelo mundo encantado que povoa a imaginação de meninos e meninas. São os eventos Barbie à Bordo e Conexão Hot Wheels, que têm início no próximo dia 26 e segue até 8 de setembro. Nele, as meninas poderão compartilhar experiências com as amigas, tendo a boneca Barbie como companheira de um inesquecível cruzeiro.

Já os garotos irão curtir os desafios e obstáculos das pistas do Hot Wheels sintonizados em um mundo sem limites para a fantasia. Instalados na Praça de Eventos do centro de compras, os dois eventos irão contar com exposições e divertidas atividades. O acesso aos circuitos será gratuito e poderão brincar crianças de 4 a 12 anos. Agende-se!

Agora é só aproveitar!!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Mini-chefs: oficina de culinária

$
0
0
Por aí tem criança que gosta de botar a mão na massa, quando o assunto é cozinha? Então lá vai uma dica super legal do blog Conversinha de Mãe. É a Oficina de Culinária Infantil que o Servidos está promovendo. A primeira edição deixou a criançada de água na boca, então veio a ideia de repetir a dose.

A oficina acontece no próximo sábado, dia 29. A proposta, é que as crianças vivam experiências incríveis na cozinha com outras pessoinhas da mesma idade. Durante a tarde (a oficina acontece das 14h30 às 17h30) as crianças vão aprender a fazer enroladinho, pão de queijo, brownie e bala de leite. Yumi, yumi!!! Ficou com água na boca?
E as crianças colocam a mão na massa mesmo! E, além de aprender a fazer esses pratos do cardápio, depois elas fazem o lanche do que produziram e, o melhor (as mamães piram!!!!), ainda levam uma marmitinha pra casa. Gostaram? Então corram para fazer a inscrição dos pequenos.
Então anota aí como faz para participar: as inscrições podem ser feitas através do telefone (79) 9122-2327, com Emanuele. O valor da oficina é R$ 70. Podem participar crianças a partir de 5 anos até os 12. Mas se adiante, pois a turma tem no máximo 15 alunos. O endereço é na rua Rafael de Aguiar, Condomínio Praias do Atlântico, em frente ao posto Aperipê (no cruzamento com a avenida Saneamento).

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Mais de um terço das crianças com até 2 anos tomam refrigerante ou suco artificial

$
0
0
Semana passada, minhas meninas foram a um aniversário de uma coleguinha com o pai. Estava trabalhando e quando eles foram me pegar, ainda no carro, Bia (minha mais velha), me contou assustada: “Mãããããe, tinha uma menina menor que Rebeca (minha ruivinha de 2 anos) tomando refrigerante no aniversário!”.


Para ela, a cena vista foi uma surpresa. Um espanto mesmo! Aos 9 anos, ela nunca tomou refrigerante. Já contei aqui que primeiro nós não oferecemos a ela quando era pequenininha (mesmo a gente tomando), depois foi crescendo e nunca teve vontade. Rebeca a mesma coisa.

Mas essa tem sido uma situação cada vez mais frequente. Assim como eu, acredito que vocês têm visto isso cada vez mais. E os estudos têm demonstrado que esse tem sido um hábito mais corriqueiro do que se imagina. Essa semana, o terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) foi divulgada e mostrou que 32,3% das crianças com até 2 anos já tomavam refrigerante ou suco artificial.

Outro resultado preocupante da pesquisa foi que 60,8% das crianças nessa mesma idade têm o hábito de comer “besteiras”, como biscoitos, bolachas ou bolo. A PNS também mostrou que das crianças entre 9 e 12 meses, apenas 50,6% continuavam recebendo o aleitamento materno de modo complementar.

Especialistas dizem que é até os 3 anos de idade que é formada a memória alimentar, por isso a importância de oferecer uma alimentação saudável. Além disso, esse tipo de alimento como biscoitos, refrigerantes e sucos artificiais trazem danos à saúde da criança. Primeiro, porque aos 2 anos de idade o organismo não está preparado para digeri-los. Fora isso, esses alimentos contribuem para outro grave problema que tem acometido nossas crianças cada vez mais cedo: excesso de peso e obesidade, que podem levar a outros problemas como doenças cardíacas e problemas crônicos. Refrigerante também pode causar cáries dentárias, problemas renais, osteoporose, entre outros problemas.

Então é bom a gente ficar cada vez mais atento ao que estamos oferecendo a nossos pequenos.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Histórias para dormir

$
0
0
Ontem recebi um presente bem legal da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Bem, o presente, na verdade, foi mais para as meninas. É o livro “Minha Bíblia para antes de dormir”. Ele reúne uma seleção de 43 histórias bíblicas, adaptadas para uma linguagem simples e relatadas de maneira dinâmica e criativa.

São historinhas para serem contadas à criança antes de dormir, com textos que apresenta para a criança o amor de Deus e seus ensinamentos, tornando a hora de ir para a cama um momento especial. Muito lindo!!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


McDia Feliz acontece no próximo sábado

$
0
0

Que tal aproveitar o sábado para ajudar as crianças com câncer? Então, vamos lá!!! Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é a data do McDia Feliz, que, anualmente beneficia projetos pela cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Em Sergipe, a instituição participante da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald é a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), que já está mobilizada para o evento.

O McDia Feliz tem como objetivo despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos. Além disso, visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.

Os tíquetes antecipados para o McDia Feliz estão vendidos no valor de R$13,50 e toda a renda arrecadada será revertida para reforma da brinquedoteca da Avosos e para o "Projeto Nutrindo a Vida" que permite a compra suplementos e complementos alimentares para os assistidos pela instituição.

Para a Avosos, o McDia Feliz representa um auxílio significativo que possibilita o custeio de melhorias na estrutura física da instituição e a manutenção dos projetos. Em 2014, a campanha permitiu a arrecadação de R$ 97.331,70 que foi destinada ao projeto de apoio ao tratamento hospitalar psicológico e pedagógico.

Este ano, a campanha tem o apoio da TV Sergipe, Banese e Gráfica J Andrade. Para comprar os tíquetes antecipados, os interessados deverão entrar em contato com a coordenadora local Jeane Vieira, na sede da Avosos que fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suissa, ou através dos telefones: 3212 4700/ 3212 4727.

Vamos participar e ajudar?


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae
Viewing all 492 articles
Browse latest View live