Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all articles
Browse latest Browse all 492

Livro aborda a morte de forma lúdica para crianças

$
0
0

 

Falar sobre morte quase nunca é fácil. Quando se trata de tocar nesse tema com as crianças, a questão se torna ainda mais difícil. Na situação de pandemia que estamos vivendo há mais de um ano e meio, a morte chegou cada vez mais perto de quase todas as famílias. E como falar sobre a morte com nossos filhos e crianças à nossa volta? O livro “Viagem de Claridade”, da professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ana Azevedo, fala sobre isso.

 

Segundo a autora, a obra trata de um tema sensível e necessário, especialmente no momento atual, quando o mundo vive uma situação de pandemia. “A ideia do livro surgiu inicialmente da vontade de homenagear o meu filho, que fez uma viagem para outra dimensão, mais sagrada. Depois, a constatação de que a literatura necessita falar sobre temas como a morte, que é um assunto tão importante e não se pode negá-lo às crianças”, explicou a professora.

 

Ela lembra a morte faz parte do desenvolvimento humano, e é um dos temas mais delicados de se abordar, em especial quando envolve a elucidação do assunto com crianças. Para ela, a questão deve ser ampliada também para as escolas. “É importante discorrer sobre esse assunto no ambiente escolar, valendo-se de obras literárias de qualidade, com sensibilidade poética, mas sem perder de vista que a criança tem direito a saber e conviver com suas perdas”, afirma,

 

A professora Ana Azevedo destaca que o livro fala de separação, ausência, perda, de morte. É a história de um menino de cinco anos que perde o pai e inicia uma busca para compreensão da ausência do mesmo em seu cotidiano. Traz um lindo final, com arte e delicadeza. Viagem de Claridade tem ilustração com aquarelas de Walter Lara.

 

O livro, editado pela Aletria, será lançado no próximo dia 11, às 17h, de forma virtual, transmitido pelo @youtube, no endereço https://youtu.be/P_fv8p2tn08.

 

Ana Maria Lourenço de Azevedo é professora associada da Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Criança, Infância e Educação na UFS e membro do grupo Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho da UFS. Também é pesquisadora da área de educação, com foco nos temas culturas das infâncias, formação docente, alfabetização, planejamento e avaliação institucional, além de coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica na UFS.

 

Beijos

 

Siga nosso Instagram @conversinhademae



Viewing all articles
Browse latest Browse all 492