Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all articles
Browse latest Browse all 492

Setembro dourado: detecção precoce ainda é a o melhor caminho para a cura

$
0
0

 

Chegou setembro e com ele a campanha de conscientização sobre a detecção precoce do câncer infantojuvenil, o Setembro Dourado. Neste mês, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe (Avosos/SE) intensifica suas atividades. A campanha é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e tem as parcerias das casas de apoio filiadas.

Em Sergipe o slogan escolhido para marcar o mês de setembro deste ano foi “O laço que abraça, o diagnóstico que salva”. Para realizar as imagens da campanha, a Avosos convidou dois assistidos que estão em tratamento e dois ex-assistidos curados há mais de 10 anos: Paulo Miguel dos Santos Lima (7), Sofia Nascimento (3), Kívia Novaes Santana (24) e Miro Santos de Lima (28).

 

É possível vencer o câncer. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura e melhor a qualidade de vida. Conheça alguns dos sinais e sintomas que são um alerta: perda de peso sem motivo; palidez inexplicada; manchas roxas ou sangramento pelo corpo sem machucados; vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldade na visão ou perda de equilíbrio; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; crescimento do olho, acompanhado ou não de mancha roxa no local; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços; aparecimento de ínguas com rápido crescimento; febre prolongada de causa não identificada. Reflexos esbranquiçados no olho, com a incidência da luz.

 

Nos 34 anos de existência da Avosos, os voluntários e profissionais da instituição já tiveram a alegria de ver várias crianças curadas, chances que aumentam ainda mais quando há o diagnóstico precoce. Dois protagonistas da campanha deste ano são a prova disso. O presidente da instituição, fundador Wilson Melo, disse que Kívia e Miro são exemplos da seriedade que é acompanhar de perto a saúde infantil. Ela hoje é médica e ele fisioterapeuta, ambos com saúde e provando que existe esperança, existe vida após o câncer.

 

“O câncer de criança avança muito mais rápido, o que pode deixar muitas sequelas e algumas vão a óbito, porque chegam para o início do tratamento em estágio avançado. E reforço: se a gente identifica a doença no seu estágio inicial, a gente diminui bastante tudo isso. Todos nós devemos ficar atentos aos sinais e sintomas em nossas crianças (filhos, netos, sobrinhos, vizinhos...) e procurar orientação médica sempre que tivermos alguma dúvida. Além disso, a Avosos está aqui para ajudar no que for necessário, inclusive oferecendo um Ambulatório de Triagem para elucidar de forma gratuita os casos suspeitos encaminhados pelas Unidades de Saúde”, contou Wilson.

 

O Ambulatório de Triagem da Avosos fica localizado na sede da instituição e recebe crianças de zero a 19 anos de idade com sinais e sintomas de suspeita, que vieram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Por meio desse ambulatório, a instituição disponibiliza consulta com pediatra e todos os exames de forma gratuita para investigação desses sinais e sintomas para confirmação ou não do câncer infantojuvenil. A partir da criação de Ambulatório, pacientes pediátricos com suspeita de câncer começaram a ser regulados via Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar/SMS) e encaminhados para atendimento no local, possibilitando qualificar ainda mais o atendimento pediátrico oferecido pela Rede de Atenção Primária do município de Aracaju.

 

Beijos


Siga nosso Instagram @conversinhademae


Viewing all articles
Browse latest Browse all 492