Quantcast
Channel: Conversinha de Mãe
Viewing all articles
Browse latest Browse all 492

Cuidados que você deve tomar na hora de furar a orelhinha

$
0
0



Mãe pela primeira vez - e logo de uma menina -, um dos meus primeiros desejos era furar a orelhinha dela imediatamente. Principalmente porque a minha só foi furada quase no final da adolescência. Mas confesso que a perfuração auricular de Bia foi meio traumática. Era uma época em que a maternidade onde ela nasceu não estava perfurando. Aí foi só receber alta e fomos direto na farmácia que ficava quase ao lado da maternidade para furar. Até hoje não esqueço o barulho da pistolinha na orelhinha dela. Um horror!


Felizmente, hoje esse procedimento pode ser feito de maneira bem menos traumatizante! Para isso, alguns cuidados devem ser tomados quando os pais decidirem pela perfuração auricular, para que o momento do primeiro brinquinho seja lembrado com carinho e tranquilidade, ondeou os pais possam participar e escolher o melhor momento para realizá-lo. A enfermeira Thaise Rubeny, atuante na área da neonatologia há seis anos, destaca que por se tratar de um procedimento onde há perfuração do lóbulo, há orientações que o melhor seria não realizá-lo em ambiente hospitalar, e aguardar no mínimo 15 dias de vida. 


Thaise diz que a perfuração humanizada é focada no conforto do bebê no momento do procedimento


Ela conta que utiliza alguns parâmetros para que o procedimento seja realizado com mais segurança para o bebê. Um deles é que a bebê esteja com, no mínimo, 3kg, pois menor que isso o lóbulo pode estar muito pequeno. “Por isso a avaliação é realizada criteriosamente”, ressalta.


Segundo Thaise, a perfuração humanizada é focada no conforto do bebê no momento do procedimento, utilizando técnicas para amenização da dor. Muitos bebês nem acordam durante o procedimento. “Caso esteja acordado, escolhemos uma técnica de conforto, que pode ser a mamanalgesia, musicoterapia, contato pele a pele, técnica Swaddle (enrolá-la como um charutinho) etc. Dessa forma, o primeiro brinquinho não se torna um momento de trauma para o bebê e nem para a família”, relata. Outro cuidado é o atendimento feito em domicílio, evitando saídas com o bebê, o que nos primeiros meses é mais complicado.




Thaise diz que os brincos mais indicados para a realização de primeiro furo são os antialérgicos (ouro acima de 18k ou aço inoxidável). Ela conta que trabalho com o brinco antialérgico da linha Studex, que é de aço inoxidável banhado a ouro 24k, que têm a haste e tarracha apropriada para conforto e segurança da bebê. 

 

Cuidados pós

Alguns cuidados precisam ser tomados nos primeiros dias após a perfuração. A higienização diária deve ser feita com soro fisiológico entre o brinco e a orelhinha com a ajuda de um cotonete, e a limpeza com água e sabão neutro nos banhos são fundamentais para uma cicatrização rápida. Outra orientação que a enfermeira passa é que se deve evitar tocar no brinco e na orelhinha da bebê fora esses momentos de higiene e limpeza. 


Esses mesmos cuidados devem adotados por pessoas adultas que fazem segundas ou terceiras perfurações, tanto quanto à limpeza, escolha do brinco e tempo para a troca. “Lembrando que a orientação é que esse primeiro brinco só deve ser trocado após 6 semanas (tempo para uma boa cicatrização)”, destaca.


Esses cuidados certamente farão dessa experiência um momento muito mais agradável que a experiencia que eu vivi.


Beijos


Siga nossas redes sociais


@conversinhademae no Instagram

@conversinhadmae no Twitter


Viewing all articles
Browse latest Browse all 492